Maria Martins sagra-se campeã europeia sub-23 em omniun

Maria Martins é campeã europeia de omnium em sub-23, ao triunfar hoje na prova dos Campeonatos da Europa de ciclismo em pista sub-23 e juniores, que decorrem em Apeldoorn, Países Baixos.

Nos dias anteriores, Portugal já tinha celebrado o ouro de Rodrigo Caixas, em scrath, e três medalhas de prata, sendo duas de Maria Martins, em scrath e na prova de eliminação, e uma de Diogo Narciso, na corrida por pontos.

Maria Martins, que foi sétima no omnium nos Jogos Olímpicos de Tóquio, só não conseguiu chegar ao pódio na corrida por pontos, em que foi quarta.

O omnium é uma corrida que faz parte do programa olímpico. Anteriormente era um concurso composto por seis provas, disputadas em dois dias consecutivos. Atualmente, o omnium é composto por quatro provas de resistência, disputadas no mesmo dia, sempre pela mesma ordem: scratch, corrida de ritmo, eliminação e corrida por pontos.

Os ciclistas deverão mostrar consistência durante o dia para terem a possibilidade de acabar no topo da classificação final. Em cada disciplina, o primeiro classificado soma 40 pontos para a geral de omnium, o segundo 38, o terceiro 36 e assim sucessivamente.

Exit mobile version