A União Desportiva Portuguesa (UDO) de Wormeldange, no Luxemburgo, foi agraciada com a medalha de ouro da Câmara Municipal de Mortágua.
A associação, com mais de 1500 sócios, desenvolve trabalho numa das maiores comunidades portuguesas constituída, essencialmente, por gente de Mortágua, vila geminada com a cidade luxemburguesa há 15 anos.
Segundo o Jornal do Centro, na cerimónia de entrega da medalha, o presidente da UDP, Horácio Martins, destacou a vontade e o esforço da comunidade na ajuda aos seus conterrâneos, através de contributos pecuniários e materiais, seja a associações locais, desportivas, culturais, recreativas, bombeiros, dos cães-guias para cegos e até a nível instituições musicais. Exemplo disso foi a “tasquinha” que a União Desportiva teve durante a Festa da Juventude que está a decorrer em Mortágua.
Já o presidente da Câmara Municipal de Mortágua, Júlio Norte, justificou esta consagração pelo mérito com que a UDP de Wormeldange tem praticado a «cidadania e a sua solidariedade».
Presente na cerimónia esteve o secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, José Luís Carneiro, que enalteceu a diáspora portuguesa no Mundo, afirmando que «se todos olharem para os países para onde Portugal exporta mais vão verificar que é lá onde existem as maiores comunidades portuguesas».
«Isto ilustra bem a importância que têm os portugueses, do ponto de vista da internacionalização da economia, da internacionalização da cultura, da internacionalização da vida social das nossas formas de ser e das nossas formas de estar», frisou o secretário de Estado.
SUBSCREVER NEWSLETTER
Subscreva a nossa newsletter e tenha as notícias no seu e-mail de segunda a sexta