A chanceler alemã, Angela Merkel, inicia hoje (30 de maio) uma visita a Portugal com um programa centrado na tecnologia e investigação, deslocando-se à multinacional alemã Bosch de Braga e ao I3S – Instituto de Investigação e Inovação em Saúde do Porto.
A convite do primeiro-ministro, António Costa, a chanceler alemã chega às 15H00 ao Aeroporto Francisco Sá Carneiro, no Porto, onde será recebida com honras militares.
A visita começa pelas 15H30, na multinacional alemã Bosch, instalada em Braga há quase 20 anos, para a inauguração da Nova Unidade de Tecnologia e Desenvolvimento da empresa, segundo o programa oficial.
Merkel e Costa seguem para o Porto em veículos Volkswagen produzidos na fábrica da Autoeuropa, em Palmela, estando previsto chegarem pelas 17H20 ao I3S para visitar laboratórios e participar num debate com «cerca de 100 alunos de doutoramento» das três linhas de investigação do instituto.
Com 20 milhões de euros de orçamento anual, o I3S tem três grandes linhas de investigação (cancro, Interação e Resposta do Hospedeiro e Neurobiologia e Doenças Neurológicas), reunindo mais de 900 pessoas por 64 grupos de investigação.
Depois deste primeiro dia em que a chanceler germânica estará no norte de Portugal, no dia 1 de junho deslocar-se-à a Lisboa, onde será recebida, ao início da manhã, pelo Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, no Palácio de Belém.
Pelas 10H45, está prevista a chegada da chefe do executivo alemão ao Palácio Foz, iniciando-se, depois, uma reunião a sós com António Costa.
Ainda de acordo com o programa oficial, pelas 11H20, terá início uma reunião alargada às comitivas dos dois governos e, a terminar, o primeiro-ministro português e a chanceler alemã farão declarações à imprensa.
SUBSCREVER NEWSLETTER
Subscreva a nossa newsletter e tenha as notícias no seu e-mail de segunda a sexta