Comunidades Lusófonas
  • Início
  • Comunidades Portuguesas
  • Lusofonia
  • Política
  • Economia
  • Turismo e Viagens
  • Gastronomia e Vinhos
  • Cultura
  • Desporto
  • Início
  • Comunidades Portuguesas
  • Lusofonia
  • Política
  • Economia
  • Turismo e Viagens
  • Gastronomia e Vinhos
  • Cultura
  • Desporto
Sem Resultafos
Ver tudo
Comunidades Lusófonas - Notícias de Portugal e Lusofonia
Sem Resultafos
Ver tudo
The Big Texan

EUA: Luso-americanos estão a sair dos estados tradicionais em direção à Florida e Texas

Fevereiro 22, 2021
909
Angola

Angola: Reformas convencem estrangeiros, mas população não vê benefícios

Fevereiro 22, 2021
902
Guarda Capital da Cultura

Guarda Capital da Cultura cria bienal para premiar projetos de artistas e artesãos

Fevereiro 22, 2021
904
limites das deduções em despesas para desconto no IRS

Conheça os limites das deduções em despesas para desconto no IRS

Fevereiro 22, 2021
909
Caves de Vinho do Porto

Caves de Vinho do Porto com menos 81,8% de visitantes em 2020

Fevereiro 22, 2021
905
espinafres

Comer espinafres ‘para ficar mais forte’. Há benefícios além do ferro

Fevereiro 22, 2021
906
Sérgio Conceição

Renovação de Sérgio Conceição não avança e Inter está ‘à espreita’

Fevereiro 22, 2021
904
Taça de Portugal de hóquei em patins

Cancelada edição 2020/21 da Taça de Portugal de hóquei em patins

Fevereiro 22, 2021
905
Dia de Fall River

EUA: Celebração do Dia de Fall River em Portugal adiada para 19-22 de agosto

Fevereiro 21, 2021
903
a bombeiros de Mondim de Basto

Suíça: Emigrantes doaram 70 mil euros a bombeiros de Mondim de Basto

Fevereiro 21, 2021
903

Mónica Vieira-Auer vence 2.ª edição do Prémio IN/Ferreira de Castro

Novembro 1, 2020
em Cultura
0
Mónica Vieira-Auer vence 2.ª edição do Prémio IN/Ferreira de Castro

Mónica Vieira-Auer, a residir em Lauf an der Pegnitz, na Alemanha, é a vencedora da 2.ª edição do Prémio Imprensa Nacional/Ferreira de Castro, atribuído pela Imprensa Nacional-Casa da Moeda em parceria com o Ministério dos Negócios Estrangeiros, no âmbito da ação cultural junto das comunidades portuguesas.

“A Parte pelo Todo” é a obra galardoada pela 2.ª edição des­te prémio dirigido a portugueses resi­dentes no estran­geiro e a lusodes­cendentes, que visa reforçar os vínculos de pertença à língua e cultura portuguesas e, ao mesmo tempo, homenagear a grande figura das letras portuguesas do século XX que foi José Maria Ferreira de Castro (1898-1974).

A obra, do domínio da Poesia, foi selecionada entre 15 candidaturas, de variadas proveniências: Alemanha, Bélgica, Colômbia, França, Reino Unido, Estados Unidos da América e Canadá.

SUBSCREVER NEWSLETTER
Subscreva a nossa newsletter e tenha as notícias no seu e-mail de segunda a sexta

Email Marketing by E-goi
Ao subscrever, a informação partilhada será usada de acordo com a Política de Privacidade

Tal como na primeira edição do Pré­mio IN/Ferreira de Castro, o júri presidi­do pelo académico Carlos Reis e integra igualmente a editora-chefe da Imprensa Nacional, Paula Mendes, e a professora universitária Fátima Marinho.

A propósito de “A Parte pelo Todo” o júri destacou a «representação de um universo pessoal com grande carga de autenticidade, temperada por uma certa contenção e, a espaços, por discretas notações irónicas; configuração de um ritmo poético formulado em versi­ficação de alargada discursividade, episodicamente dotada de um certo impulso narrativo; desenvolvimento de uma imagística muito sugestiva, em sintonia com a evocação de vivências de um quotidiano investido de dimensão poética».

Mónica Vieira-Auer nasceu em Silval­de, Espinho e, 1992 vive na Alemanha, tendo lecionado Português Língua Estrangeira em várias universidades da Baviera e em instituições de educação e formação de adultos. Desde 2010 é do­cente de Português Língua Estrangeira na Universidade Friedrich-Alexander de Erlangen-Nuremberga.

Além dos 5 mil euros do valor pe­cuniário do prémio Mónica Vieira-Auer deverá ver, no próximo ano, a publicação do seu trabalho pela editora pública portuguesa, Imprensa Nacional.

Na edição do ano passado o Prémio Imprensa Nacional/Ferreira de Castro distinguiu, em ex-aequo, as obras “Não Viajarei por Nenhuma Espanha”, do lu­sodescendente Marcus Quiroga Pereira (1954-2020), e Uma Casa no Mundo, de Irene Marques, portuguesa a residir em Toronto (Canadá).

“UMA VOZ FEMININA QUE, DIRETA OU INDIRETAMENTE, NOS DÁ O TESTE¬MUNHO DE UMA MULHER, EMIGRAN¬TE, PROFESSORA UNIVERSITÁRIA DE PORTUGUÊS NA ALEMANHA”.

BERTA NUNES
SECRETÁRIA DE ESTADO DAS COMUNIDADES PORTUGUESAS

 

 

O Prémio IN/Ferreira de Castro, atribuí­do pela Imprensa Nacional-Casa da Moeda (INCM) em parceria com o Ministério dos Negócios Estrangeiros, permite-nos escutar as vozes dos nossos emigrantes e lusodescendentes de uma forma que só a literatura possibilita, com a liberdade e pro­fundidade que lhes são próprias. É, por isso, com muita alegria que vejo a obra de poesia de Mónica Vieira-Auber, uma portuguesa residente na Alemanha, galardoada com o prémio que transporta o nome do grande escritor que foi Ferreira de Castro, também ele um emigrante.

Na obra “A Parte pelo Todo” desco­brimos uma voz feminina que, direta ou indiretamente, nos dá o testemunho de uma mulher, emigrante, professora universitária de Português na Alemanha. A “Parte pelo Todo” é igualmente o temunho de uma leitora, com referências a Florbela Espanca ou Agustina Bessa­-Luís, que deixa adivinhar na leitura um vínculo fundamental de ligação ao país.

O Prémio IN/Ferreira de Castro, agora na sua segunda edição, materializa de forma muito particular a consolidação de uma estratégia de reconhecimento da produção e herança cultural das comuni­dades portuguesas no estrangeiro. Teste­munho dessa estratégia são, igualmente, a criação de uma rede de espaços de me­mória dedicados à emigração portuguesa e o protocolo, também assinado com a INCM, para apoiar a divulgação de obras relevantes da Diáspora Portuguesa no mundo através da coleção “Comunidades Portuguesas”.

“O PRÉMIO IN/FERREIRA DE CASTRO É UMA FORMA DE PRESTAR O JUSTO RECONHECIMENTO ÀS COMUNIDA-DES PORTUGUESAS NO ESTRANGEI¬RO PARA INCENTIVAR A CRIAÇÃO LITERÁRIA EM PORTUGUÊS”

DUARTE AZINHEIRA
DIRETOR EDITORIAL DA IMPRENSA NACIONAL-CASA DA MOEDA

 

 

O prémio IN/Ferreira de Castro, ins­tituído pela Imprensa Nacional conjun­tamente com o Ministério dos Negócios Estrangeiros, tem-se revelado nestas duas edições um verdadeiro sucesso enquanto oportunidade de promoção da diáspora portuguesa e também como meio parti­cular de divulgação da língua e da cultura portuguesas, em particular da literatura produzida pelos nossos emigrantes e pelos lusodescendentes na diáspora.

Isto é particularmente importante pa­ra nós, Imprensa Nacional, uma vez que vai ao encontro de uma missão muito significativa da editora pública por­tuguesa: incentivar a criação literária em português. E no caso concreto do Prémio IN/Ferreira de Castro é também uma forma de prestar às comunidades portuguesas no estrangeiro o justo reconhecimento pelas diversas ativida­des que desenvolvem nos seus países de acolhimento e, claro, homenagear esta figura enorme das letras portuguesas que foi, que é, José Maria Ferreira de Castro.

O ano passado galardoámos um cidadão brasileiro lusodescendente e uma portuguesa a residir no Canadá. Este ano premiámos uma portuguesa a residir na Alemanha, Mónica Vieira­-Auer, com um belíssimo trabalho em poesia, “A Parte pelo Todo”. A qualidade dos trabalhos recebidos e o interesse suscitado pelo Prémio Imprensa Nacio­nal/Ferreira de Castro constitui para nós, Imprensa Nacional, uma grande esperança para a criatividade literária em Língua Portuguesa.

“ESTOU IMENSAMENTE GRATA
AO JÚRI PELO RECONHECIMENTO
DO MEU TRABALHO”

MÓNICA VIEIRA-AUER
AUTORA

 

 

Foi através do Jornal de Letras, do qual sou assinante há longa data, que ti­ve conhecimento do Prémio da Impren­sa Nacional/Ferreira de Castro.

Um prémio instituído a pensar em nós, na diáspora portuguesa, levou-me a pensar nele como uma ponte entre mim e a literatura portuguesa, como um objetivo a atingir a curto prazo.

Cheguei mesmo a pensar: Era disto que eu estava à espera, de um prémio como este! E no mesmo momento me ocorreu, e ocorre, um lindo verso de Vasco Graça Moura, que eu agora descontextualizo, “Às vezes são precisas rimas destas”, i.e. às vezes são precisos concursos destes para saíres do teu ca­sulo, da tua zona de conforto, e andares em frente sem receio.

O momento do telefonema do Prof. Carlos Reis, que eu muito admiro, foi muito giro, digno de uma cena cine­matográfica pelo enquadramento do espaço em que me encontrava e pelo “ar das personagens” à minha volta: no meu escritório, a olhar para as estantes quase vazias, acompanhada do meu filho e do meu marido (algo também pouco usual neste meu habitat, cansados de levar caixotes de livros para o piso de cima.

Toca o telemóvel, e estávamos no final da tarde de passada segunda-feira, e nesses 4-5minutos de conversa, não con­sigo precisar, dei a volta ao meu mundo, caminhando de um lado para o outro, sob observação dos meus dois ajudantes, um deitado no sofá e o outro encostado a uma das estantes, completamente exaustos e com um sorriso de orelha a orelha!

Foi muito bom, inesquecível! Estou imensamente grata ao Júri pelo reco­nhecimento do meu trabalho, assim como à Imprensa Nacional-Casa da Moeda e ao Ministério dos Negócios Estrangeiros pela instituição deste prémio literário.

Deixe o seu comentário:
Partilhar47Tweet30EnviarEnviar
Anterior

Conselho das Comunidades pede mais mesas de voto para as Eleições Presidenciais

Seguinte

Combate à Covid-19: o que pode (e não) fazer em 121 concelhos. As medidas apresentadas por António Costa

Artigos Relacionados

Guarda Capital da Cultura
Cultura

Guarda Capital da Cultura cria bienal para premiar projetos de artistas e artesãos

Fevereiro 22, 2021
904

A candidatura da Guarda a Capital Europeia da Cultura em 2027 vai promover uma bienal para premiar projetos criados por...

EUA: Luso-americanos estão preocupados com retenção do português nos Estados Unidos
Cultura

EUA: Luso-americanos estão preocupados com retenção do português nos Estados Unidos

Fevereiro 21, 2021
909

A comunidade luso-americana apontou como principal prioridade a retenção da língua e o investimento em aulas de português na segunda...

Universidade do Minho

Portal junta 1,4 milhões de exemplares das bibliotecas e arquivos da UMinho

Fevereiro 19, 2021
909
Ni Hao China

A RTP marca Ano Novo Lunar Chinês com exibição da série “Ni Hao China”

Fevereiro 18, 2021
909
Caretos de Podence

Com o Carnaval confinado, Caretos de Podence ‘queimaram’ o novo coronavírus

Fevereiro 18, 2021
910
'Aljubarrota 1385'

Rede cultural ‘Aljubarrota 1385’ recebe apoio para desenvolver até julho de 2022 um programa turístico-cultural

Fevereiro 17, 2021
907
Seguinte
Combate à Covid-19: o que pode (e não) fazer em 121 concelhos. As medidas apresentadas por António Costa

Combate à Covid-19: o que pode (e não) fazer em 121 concelhos. As medidas apresentadas por António Costa

Parceria com a China é caminho para o projeto de desenvolvimento do Brasil

Parceria com a China é caminho para o projeto de desenvolvimento do Brasil

Entrevista

João Cravinho diz que formação de militares em Moçambique poderá começar em abril


Idioma:

Edição Online – Leitura Grátis

Receber Revista Digital (grátis)

Email Marketing by E-goi.

Ao subscrever, a informação partilhada será usada de acordo com a Política de Privacidade

Destaques

The Big Texan

EUA: Luso-americanos estão a sair dos estados tradicionais em direção à Florida e Texas

Angola

Angola: Reformas convencem estrangeiros, mas população não vê benefícios

Guarda Capital da Cultura

Guarda Capital da Cultura cria bienal para premiar projetos de artistas e artesãos

limites das deduções em despesas para desconto no IRS

Conheça os limites das deduções em despesas para desconto no IRS

Caves de Vinho do Porto

Caves de Vinho do Porto com menos 81,8% de visitantes em 2020

espinafres

Comer espinafres ‘para ficar mais forte’. Há benefícios além do ferro

Sérgio Conceição

Renovação de Sérgio Conceição não avança e Inter está ‘à espreita’

Siga-nos nas redes sociais

Opinião

Eurico Brilhante Dias

Relançar as exportações em 2021: um contributo a partir da política fiscal

Eurico Brilhante Dias
Dantas Rodrigues

O Brexit e os empresários portugueses

Dantas Rodrigues
Luisa Pais Lowe

2021, um ano luso-esloveno

Luisa Pais Lowe
Daniel Bastos

A memória da emigração nos espaços museológicos das comunidades portuguesas

Daniel Bastos
Um português na Eslovénia

A harpa jazz que nos transporta para outros mundos

João Costa

Mais Lidas

Rendas em atraso? Eis como pedir o apoio no âmbito da Covid-19

Rendas em atraso? Eis como pedir o apoio no âmbito da Covid-19

segurança social

Prazo para pedir novo apoio social prolongado. Oito questões sobre o tema

Covid-19: Confinamento, bloqueio de internet e livros nos supermercados. Pontos essenciais do novo estado de emergência

Covid-19: Confinamento, bloqueio de internet e livros nos supermercados. Pontos essenciais do novo estado de emergência

Vila Morta, o vídeo que mostra Óbidos sem turistas, nem residentes

Vila Morta, o vídeo que mostra Óbidos sem turistas, nem residentes

Paula Alves

EUA: A portuguesa Paula Alves eleita para academia norte-americana de engenharia

Facebook Instagram Twitter LinkedIn RSS

Contactos

COMUNIDADES LUSOFONAS
Rua: João de Ruão, nº 12 – Esct 121
3000-229 Coimbra (Portugal)
geral@comlusofonas.pt

REDAÇÃO
redacao@comlusofonas.pt

PUBLICIDADE
publicidade@comlusofonas.pt
publicidade@cevid.pt

Secções

  • Edições Eletrónicas
  • Comunidades Portuguesas
  • Lusofonia
  • Política
  • Economia
  • Turismo e Viagens
  • Gastronomia e Vinhos
  • Cultura
  • Desporto
  • Entrevista
  • Opinião
  • Portugal
  • Mundo

Informações

  • Estatuto Editorial
  • Ficha Técnica
  • Termos e Condições
  • Código de Ética
  • Contactos
  • Arquivo PORT.COM

© Comunidades Lusófonas - Todos os Direitos Reservados | Desenvolvido por Inovve Agência Web Design

Sem Resultafos
Ver tudo
  • Início
  • Comunidades Portuguesas
  • Lusofonia
  • Política
  • Economia
  • Turismo e Viagens
  • Gastronomia e Vinhos
  • Cultura
  • Desporto

© Comunidades Lusófonas - Todos os Direitos Reservados | Desenvolvido por Inovve Agência Web Design

Ao continuar a navegar está a concordar com a utilização de cookies neste site. Para não autorizar a sua utilização, por favor utilize as opções do seu browser e altere as definições de cookies.ACEITARPrivacidade e Cookies
Privacidade e Cookies

Cookies e Privacidade

Este website utiliza Cookies para manter informação do visitante, permitindo determinar as suas preferências, auxiliar no preenchimento de formulários, permitir o acesso a áreas privadas do website onde seja necessária autenticação, bem como recolher indicadores de performance, origem e horário dos acessos ao website.

Saiba mais sobre Cookies e como os desactivar aqui.
Necessário
Sempre activado

Este website usa cookies a fim de melhorar a experiência de utilizador, a segurança do website, e para funcionalidades básicas como login de clientes e administradores do site. Estes cookies não acedem ou guardam dados pessoais da identidade dos visitantes.

CookieTipoDuraçãoDescrição
Nenhum registo encontrado