O monumento, constituído por duas pedras encaixadas entre si, é inaugurado este domingo.
Um monumento de homenagem ao emigrante vai ser inaugurado hoje, em Degracias (Soure), no alto da serra de Sicó, por iniciativa de um grupo de ex-emigrantes de vários concelhos das Terras de Sicó, decididos a erguer “um pequeno monumento” que preste tributo a quantos partiram em busca de uma vida melhor.
«A nossa ideia é homenagear todos os emigrantes espalhados pelo mundo, vivos ou já falecidos», referiu ao jornal Terras de Sicó Virgílio Nogueira, um dos cinco elementos da «comissão» que meteu mãos à obra.
O monumento, constituído por duas pedras encaixadas entre si, é inaugurado este domingo, com a presença de Mário Jorge Nunes, presidente da Câmara Municipal de Soure, autarquia que apoiou financeiramente o projeto, a par da União de Freguesia de Degracias e Pombalinho e Conselho Diretivo dos Baldios da Freguesia das Degracias.
Virgílio Nogueira defende que, no futuro, o grupo, que atualmente é constituído por cinco elementos de Degracias, Pombalinho, Tapéus, Rabaçal e Condeixa, venha a ser “legalizado”, formando-se uma associação que abranja os concelhos de Sicó e seja composta por emigrantes ou ex-emigrantes, dinamizando atividades destinadas a estes.
SUBSCREVER NEWSLETTER
Subscreva a nossa newsletter e tenha as notícias no seu e-mail de segunda a sexta