O pai do atual Ministro das Finanças de Ontário (Canadá), faleceu no Trillium Health Center, em Toronto, onde estava internado, na madrugada do dia 29 de agosto, vítima de doença prolongada.
Foi a 13 de Maio de 1953 que António Sousa desembarcou no porto de Halifax, no Canadá. Natural da Nazaré, chegou a bordo do navio Saturnia. Tinha 28 anos.
Com ele, chegaram mais 217 portugueses, ao abrigo de um acordo entre os governos dos dois países, que ficaram conhecidos como os “pioneiros da emigração oficial” portuguesa para o Canadá.
Em Toronto abriu o primeiro restaurante português, começou a importar produtos de Portugal e da Europa. Fundou a primeira coletividade portuguesa na cidade, o First Portuguese e criou também o Rancho Folclórico da Nazaré em 1956.
Foi ainda diretor da escola de português no First Português onde teve como lema “A Educação é a nossa arma”.
Em 2013 foi induzido no Passeio da Fama Luso-canadiano em Toronto.
“Corajosamente, fugiu à opressão em busca de melhores oportunidades. Foi forçado a deixar para trás a sua esposa e o seu filho José Júlio, que ficaram na vila piscatória da Nazaré, para escapar às garras de um regime autoritário”, recorda o filho Charles Sousa na sua página do facebook, onde anuncia o falecimento do pai, aos 91 anos.
Sobre o desaparecimento do nazareno, o Presidente da Câmara da Nazaré, Walter Chicharro, referiu ao jornal Oeste Global que se trata de “uma grande perda para a Nazaré face ao extenso trabalho junto da comunidade nazarena e portuguesa desempenhado pelo sr António Sousa, nomeadamente no que diz ao acolhimento de inúmeros nazarenos mas também na formação, com outros nazarenos, do Rancho nazareno de Mississauga/Toronto, levando para aquele país as nossas mais profundas raízes e tradições nazarenas”.
“Tive a oportunidade de o conhecer há cerca de três anos quando estive enquanto candidato à CM Nazaré em terras do Canadá em visita às comunidades nazarenas. Dele guardo a memória de uma excelente pessoa, amigável e com uma história de superação fantástica”, recorda o autarca.
SUBSCREVER NEWSLETTER
Subscreva a nossa newsletter e tenha as notícias no seu e-mail de segunda a sexta