O Município de Mangualde diz sentir «orgulho no sucesso além-fronteiras destes mangualdenses e no contributo que dão na promoção de Mangualde pelo mundo».
O Município de Mangualde encontra-se, desde o início de 2018, a desenvolver um projeto de investigação pioneiro a nível nacional que consiste em recolher, harmonizar e analisar informação sobre a evolução e as caraterísticas da emigração mangualdense.
«Embora o estudo do fenómeno emigratório mangualdense se venha a revelar uma tarefa ambiciosa e de exigente execução, já se encontram registados, na plataforma do Gabinete de Apoio ao Emigrante (GAE), cerca de 300 emigrantes», refere o município.
«Conscientes da importância da comunidade mangualdense dispersa pelo mundo e sentindo a necessidade de resposta, de forma eficiente, às solicitações e dificuldades com que os emigrantes mangualdenses se deparam, no mês de agosto, tempo da peregrinação dos emigrantes às suas terras de origem», a equipa do GAE vai percorrer o concelho à “procura” destes emigrantes.
Paralelamente, pretende dar continuidade ao recenseamento geral da população emigrante mangualdense e, para que este objetivo seja atingido com a maior rapidez e eficácia possíveis, o município apela a que todos os emigrantes mangualdenses se registem na plataforma ou presencialmente no GAE.
SUBSCREVER NEWSLETTER
Subscreva a nossa newsletter e tenha as notícias no seu e-mail de segunda a sexta