Esta exposição de fotografias insere-se na iniciativa “O Douro à Volta do Mundo – Magellan World”, que está a ser promovida pela Associação dos Empresários Turismos do Douro e Trás-os-Montes (AETUR).
O Museu do Douro (MD) inaugura hoje, na Casa de Portugal de São Paulo, no Brasil, uma exposição de 25 fotografias que faz uma homenagem às pessoas e às paisagens durienses.
“Ao trazer para a Casa de Portugal em São Paulo o melhor que temos no Douro, não só estamos a promover a região como estamos a homenagear quem construiu e quem mantém este território único”, frisou o diretor do MD, Fernando Seara, à Lusa.
A exposição é composta por uma seleção de 25 peças, com enfoque na paisagem e património da Região Demarcada do Douro, que, “de uma forma muito simples, pretende mostrar o significado da ‘Terra’ como um dos mais sólidos e perenes valores sociais e culturais de uma comunidade”.
Nestas fotografias revela-se o rio Douro, os barcos rabelos, os vinhedos e as cores que pintam as folhas das videiras no outono, o trabalho na agricultura, e até grandes eventos que se realizam no território e atraem milhares de pessoas, como a meia maratona do Douro e as corridas no circuito interacional de Vila Real.
Fernando Seara salientou que esta mostra reúne “vários autores que têm contribuído para a construção de um arquivo de referência, em suporte digital, sobre o espaço e o tempo durienses”.
A exposição do Douro no Brasil insere-se também nas comemorações dos 81 anos da fundação da Casa de Portugal de São Paulo e estará patente ao público até 14 de novembro, partindo depois em itinerância pelas principais cidades dos estados brasileiros.
Museu do Douro expõe no Brasil “o melhor” da mais antiga região demarcada
