Recrear a música e a cultura galega vai ser o objetivo principal da atuação, ao vivo, do Grupo Anaquiños da Terra – Gaiteiros da Xuventude de Galicia. O grupo vai estar em concerto na tarde de hoje, 12 de setembro, nos jardins da União das Cidades Capitais de Língua Portuguesa (UCCLA).
De recordar que os Anaquiños da Terra atuaram no Mercado da Língua Portuguesa em Cascais, no dia 4 de maio – num evento organizado pela UCCLA e a Câmara Municipal de Cascais – onde o público dançou ao som da gaita-de-foles, recreando “pedacinhos da nossa terra” que traduz o nome do grupo.
Os bilhetes têm o valor de 6€ e poderão ser adquiridos na Sede Social da Xuventude de Galicia – Centro Galego de Lisboa, na Rua Júlio de Andrade, n.º 3, e na Sede da UCCLA, na Avenida da Índia, n.º 110, em Lisboa.
O Grupo Anaquiños da Terra foi criado em janeiro de 1955, no seio da Xuventude de Galicia – Centro Galego de Lisboa, com o objetivo de recrear os cantares, a música e as danças tradicionais Galegas. Desde a sua fundação, foram várias as atuações do grupo e nos mais diversos locais: Embaixada de Espanha em Lisboa, casinos, festivais de folclore, televisão Portuguesa e Galega, instituições de solidariedade social, entre outras.
Os “Anaquiños da Terra” – “pedacinhos da nossa terra” – pretende ser o intérprete dos anacos culturais e expressivos da cultura Galega.
Os cantares são essencialmente femininos e acompanhados por instrumentos tradicionais, tais como: a pandeireta, as conchas, as pinhas, o tambor, o bombo, o pandeiro, a zanfona (instrumento de cordas medieval), a gaita-de-foles, entre outros.
Atualmente o responsável artístico do grupo é o gaiteiro Paulo Tato Marinho.
SUBSCREVER NEWSLETTER
Subscreva a nossa newsletter e tenha as notícias no seu e-mail de segunda a sexta