As profundas mudanças que se operaram em Angola após as últimas eleições eram inevitáveis. Os posicionamentos políticos do no Presidente passaram politicamente a ser marcados pela rutura com o passado, priorizando o combate à corrupção.
Este quadro com paredes meias com as profundas alterações que se vivem na política externa dos países que hoje influencia o mundo multipolar, desde logo nos EUA.
A globalização, ao abolir fronteiras, conduziu-nos para uma mobilidade de pessoas e bens fazendo realçar, no que nos respeita, a importância que têm os povos e países de língua oficial portuguesa.
O peso destes países vai muito para além da fala comum.
Ele será tanto maior quanto maior for o aprofundamento das relações políticas, económicas, culturais e sociais que aproveitam ao conjunto e a cada uma das partes que o integram. As oportunidades que se abrem no domínio da economia dos países lusófonos são de enorme dimensão se soubermos conceber uma estratégia comum.
Não há tempo para se perder tempo!
Para a afirmação de Portugal no mundo, país muito dependente do exterior e que complementariza a pertença à EU com a da CPLP, o futuro vai depender – e muito – da capacidade de resposta que se der ao aprofundamento das relações com os povos e países de língua oficial portuguesa.
Nunca é demais sublinhá-lo.
SUBSCREVER NEWSLETTER
Subscreva a nossa newsletter e tenha as notícias no seu e-mail de segunda a sexta