Comunidades Lusófonas
  • Início
  • Comunidades
  • Portugal
  • Lusofonia
  • Mundo
  • Economia
  • Turismo e Viagens
  • Gastronomia e Vinhos
Sem Resultafos
Ver tudo
  • Início
  • Comunidades
  • Portugal
  • Lusofonia
  • Mundo
  • Economia
  • Turismo e Viagens
  • Gastronomia e Vinhos
Sem Resultafos
Ver tudo
Comunidades Lusófonas - Notícias de Portugal e Lusofonia
Sem Resultafos
Ver tudo
ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros de Portugal

Moçambique: Diplomacia europeia prepara documento da missão europeia de apoio ao combate ao terrorismo em Cabo Delgado

Março 3, 2021
133
Associações na Diáspora são decisivas na promoção da língua materna

Associações na Diáspora são decisivas na promoção da língua materna

Março 3, 2021
132
Cabo Verde

Cabo Verde leva ao parlamento acordo de assistência mútua em matéria aduaneira com Angola

Março 3, 2021
133
energias renováveis

Produção de energia renovável em Portugal atinge em fevereiro máximo desde 1979

Março 3, 2021
131
Cooperativa de Moura e Barrancos lança azeite de edição limitada

Cooperativa de Moura e Barrancos lança azeite de edição limitada

Março 3, 2021
132
Central de Cervejas junta-se à Too Good To Go

Central de Cervejas junta-se à Too Good To Go

Março 3, 2021
132
Festival Primavera Sound do Porto adiado para 2022

Festival Primavera Sound do Porto adiado para 2022

Março 3, 2021
133
Portuguese Times

EUA: Portuguese Times 50 anos a promover, em português, a cultura e a língua portuguesa nos EUA

Março 3, 2021
140
Acordo de Mobilidade no espaço da comunidade lusófona

CPLP: Delegações finalizam discussão sobre projeto de Acordo de Mobilidade no espaço da comunidade lusófona

Março 3, 2021
139
3500 portugueses regressam a Portugal ao abrigo do Programa Regressar

3500 portugueses regressam a Portugal ao abrigo do Programa Regressar

Março 3, 2021
141

Natal chegou mais cedo. Cada empresa pode receber até 40 mil euros a fundo perdido

Novembro 9, 2020
em Economia
0
Natal chegou mais cedo. Cada empresa pode receber até 40 mil euros a fundo perdido

O Governo lançou um novo pacote de medidas de apoio às empresas, no qual está incluída a flexibilização do apoio à retoma progressiva e uma verba de 1.550 milhões euros para subsídios e créditos.

O agravamento da pandemia e o consequente endurecimento das medidas de luta contra a Covid-19 levaram o Governo a lançar um novo pacote de apoios à atividade económica. É um “novo sinal” de ajuda às empresas, que se vai refletir em quatro grandes instrumentos: créditos para as empresas de apoio a eventos e créditos para a indústria exportadora, subsídios para as micro e pequenas empresas e flexibilização do apoio à retoma progressiva.

Perante o “esforço muito grande” que está a ser feito pelas empresas, o Executivo de António Costa preparou um novo conjunto de apoios às empresas e ao emprego. O ministro da Economia já tinha defendido ser preciso mais ambição nessas medidas, até face à evolução da crise pandémica e, consequentemente, das restrições adotadas.

SUBSCREVER NEWSLETTER
Subscreva a nossa newsletter e tenha as notícias no seu e-mail de segunda a sexta

Email Marketing by E-goi
Ao subscrever, a informação partilhada será usada de acordo com a Política de Privacidade

Siza Vieira tinha sinalizado que esse reforço chegaria por duas vias. Pelo prolongamento e aprofundamento do apoio à retoma progressiva, mas também pelo lançamento de novos instrumentos.

O Governo aprovou em Conselho de Ministros um pacote de apoios que concretiza essas indicações, disponibilizando mais dinheiro às empresas — em parte, a fundo perdido, como defendiam as confederações patronais — e flexibilizando o “sucedâneo” do lay-off simplificado”.

No total, o Executivo tem 1.550 milhões de euros para dar em novos apoios às empresas. Desse total, 910 milhões de euros poderão ser disponibilizados a fundo perdido.

750 milhões em subsídios para micro e pequenas empresas

O Governo tem reservada uma verba de 750 milhões para pagar subsídios a fundo perdido às micro e pequenas empresas dos setores mais afetados pela crise pandémica, no âmbito do apoiar.pt. Em causa estão os setores do comércio e serviços abertos ao consumidor, cujo encerramento foi forçado em março, do alojamento, da restauração e das atividades da cultura.

Para terem acesso a este apoio, as empresas têm de ter registado quebras de, pelo menos, 25%, nos primeiros nove meses de 2020, face ao ano anterior, e de ter fechado o ano passado com capitais próprios positivos. Têm, além disso, de ter a situação regularizada tanto na Autoridade Tributária, como na Segurança Social, na Sociedade de Garantia Mútua e na banca.

A cada empresa será dado um apoio correspondente a uma percentagem da quebra de faturação — cerca de 20%, esclareceu o ministro da Economia –, até aos seguintes limites: 7.500 euros para as microempresas e 40 mil euros para as pequenas empresas.

As empresas que aderirem ao apoiar.pt devem manter os postos de trabalho — isto é, não podem fazer despedimentos por razões económicas, durante o período em que durar o apoio — e não podem distribuir lucros ou outros fundos a sócios.

Estes subsídios serão pagos em duas tranches. O Governo espera pagar a primeira prestação ainda este ano, estando a concretização dessa perspetiva dependente de Bruxelas. A segunda chegará dois meses depois. Com esta medida, o Executivo espera apoiar 100 mil empresas, que podem utilizar estes subsídios inclusivamente para pagar salários, garantiu o ministro da Economia.

De notar que esta medida custará um valor próximo do que aquele que foi gasto em sete meses com as medidas de lay-off. A despesa com esse regime registada até setembro já ultrapassou a barreira dos 800 milhões de euros.

Empresas de apoio a eventos com crédito

Neste novo pacote de apoios, o Governo decidiu lançar uma nova linha de crédito destinada às empresas de apoio a eventos no valor de 50 milhões de euros. Em causa estão as empresas que prestam serviços de apoio a eventos culturais, festivos, desportivos e corporativos.

Conforme reclamavam os patrões, uma parte desta ajuda poderá ser convertida em crédito a fundo perdido. Segundo o ministro da Economia, se mantiverem os postos de trabalho, as empresas poderão ver convertida uma fatia de 20% do crédito em subsídio a fundo perdido.

Esta linha de crédito tem garantia de Estado, tal como já acontecia com as restantes que foram lançadas para ajudar a mitigar os efeitos da pandemia.

750 milhões de euros em crédito para exportadoras

O Governo anunciou também o lançamento de uma nova linha de crédito para a indústria exportadora no valor de 750 milhões de euros. Em causa estão as empresas industriais com elevado volume de negócios proveniente das exportações de bens, atividade que está particularmente exposta aos efeitos nefastos da crise pandémica.

Também neste caso as empresas poderão ver convertida uma fatia de 20% dos créditos em subsídios a fundo perdido, se mantiverem os postos de trabalho.

O ministro da Economia detalhou que, no âmbito desta linha, os créditos serão determinados em função do número de empregos suportados por cada empresa. E esta linha também beneficia de garantia de Estado.

Flexibilizado apoio à retoma progressiva

O Governo decidiu abrir a porta do apoio à retoma progressiva aos empregadores que pediram o incentivo à normalização da atividade empresarial, sem que seja preciso devolver essa última ajuda.

Acesso ao apoio à retoma progressiva flexibilizado

Até aqui, as empresas que saíam do lay-off simplificado tinham dois caminhos à disposição. Ou pediam o incentivo à normalização da atividade empresarial — correspondente a um ou dois salários mínimos por posto de trabalho mantido –, considerando que estavam preparadas para abrir as portas e voltar “ao normal”; Ou seguiam para o apoio à retoma progressiva, que permite reduzir os horários de trabalho, ao mesmo tempo que garante uma ajuda para o pagamento dos salários.

Estas duas medidas eram, assim, mutuamente exclusivas, mas o Governo decidiu mudar as regras, permitindo que os empregadores que escolheram o incentivo à normalização possam agora aderir ao apoio à retoma progressiva, sem devolver essa primeira ajuda. Aos jornalistas, o ministro da Economia explicou que muitas empresas não têm feito essa transição por não terem meios disponíveis para fazer a devolução do apoio referido, daí que se retire agora essa condição.

Além disso, as empresas que escolheram ir do lay-off simplificado para o lay-off tradicional passam também a poder aceder de imediato ao apoio à retoma progressiva, sem ter de esperar o mês e meio (ou dois meses, em alguns casos), previstos na legislação. Segundo a ministra do Trabalho, 760 empresas decidiram seguir do lay-off simplificado para o tradicional, em vez de para o apoio à retoma progressiva. Podem agora seguir para esse último regime com mais facilidade.

Governo quer prolongar para 2021 apoio à retoma progressiva

O Governo sinalizou ainda a vontade de prolongar para 2021 o apoio à retoma progressiva e garantiu estar a ponderar diminuir os cortes salariais hoje implicados nessa medida, no próximo ano.

Deixe o seu comentário:
Partilhar19Tweet12EnviarEnviar
Anterior

Recolher obrigatório à noite e nos próximos dois fins-de-semana: como funciona? E se não cumprir?

Seguinte

Açores: Rui Rio acusa PS de mentir sobre acordos nacionais

Artigos Relacionados

energias renováveis
Economia

Produção de energia renovável em Portugal atinge em fevereiro máximo desde 1979

Março 3, 2021
131

A produção de eletricidade renovável em Portugal atingiu em fevereiro o valor mais alto desde abril de 1979, tendo a...

Açores
Economia

Açores: Comissão Europeia aprova regime português de 15 milhões de euros para apoiar micro, pequenas e médias empresas dos Açores no contexto da pandemia

Março 3, 2021
137

A Comissão Europeia aprovou um regime português no valor de 15 milhões de euros para apoiar as microempresas e as pequenas...

Cabo Verde: Noruegueses arrancam com aquacultura no mar e criam 400 empregos no país

Cabo Verde: Noruegueses arrancam com aquacultura no mar e criam 400 empregos no país

Março 1, 2021
140
industria automovel

73% dos portugueses considera que faltou apoio do Estado ao sector automóvel

Fevereiro 27, 2021
138
resorts do Algarve

Britânicos mantêm-se como principais investidores nos resorts do Algarve

Fevereiro 25, 2021
148
Comércio de retalho em Portugal

Comércio de retalho em Portugal: 45% das PME portuguesas não têm presença digital

Fevereiro 24, 2021
147
Seguinte
Açores: Rui Rio acusa PS de mentir sobre acordos nacionais

Açores: Rui Rio acusa PS de mentir sobre acordos nacionais

Covid-19: CPLP quer resposta comum a emergências em saúde pública

Covid-19: CPLP quer resposta comum a emergências em saúde pública

Entrevista

UK: Joana Neves a portuguesa que penteia Miley Cyrus, Lady Gaga e Claudia Schiffer


Idioma:

Edição Online – Leitura Grátis

Receber Revista Digital (grátis)

Email Marketing by E-goi.

Ao subscrever, a informação partilhada será usada de acordo com a Política de Privacidade

Destaques

ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros de Portugal

Moçambique: Diplomacia europeia prepara documento da missão europeia de apoio ao combate ao terrorismo em Cabo Delgado

Associações na Diáspora são decisivas na promoção da língua materna

Associações na Diáspora são decisivas na promoção da língua materna

Cabo Verde

Cabo Verde leva ao parlamento acordo de assistência mútua em matéria aduaneira com Angola

energias renováveis

Produção de energia renovável em Portugal atinge em fevereiro máximo desde 1979

Cooperativa de Moura e Barrancos lança azeite de edição limitada

Cooperativa de Moura e Barrancos lança azeite de edição limitada

Central de Cervejas junta-se à Too Good To Go

Central de Cervejas junta-se à Too Good To Go

Festival Primavera Sound do Porto adiado para 2022

Festival Primavera Sound do Porto adiado para 2022

Siga-nos nas redes sociais

Opinião

Abílio Bebiano

Portuguese Times: 50 anos a promover, em português, a cultura e a língua portuguesa nos EUA

Abílio Bebiano
Daniel Bastos

Jean Pina, de sonhador a promotor da solidariedade luso-francesa

Daniel Bastos
Pacto Ecológico Europeu – uma primeira avaliação

Tributo ao Jornal Mundo Português

Paulo Pisco

Mais Lidas

Joana Neves Cabeleireira Hairstyler Hairstylist hairdresser

UK: Joana Neves a portuguesa que penteia Miley Cyrus, Lady Gaga e Claudia Schiffer

Forte de Elvas Portugal

Forte português é o maior do mundo e os espanhóis adoram-no

Abílio Bebiano

Portuguese Times: 50 anos a promover, em português, a cultura e a língua portuguesa nos EUA

Abílio Bebiano
10 001 noites em Ourém e Fátima

10 001 noites em Ourém e Fátima: Autarquia oferece estadias e descontos em restaurantes do concelho

Vinhos do Alentejo

Vinhos do Alentejo lançam campanha de apoio a produtores e restauração da região

Siga-nos

  • Notificações
  • Newsletters
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Linkedin

Secções

  • Comunidades
  • Portugal
  • Lusofonia
  • Mundo
  • Economia
  • Turismo e Viagens
  • Gastronomia e Vinhos

Arquivo

  • Opinião
  • Entrevista
  • Arquivo PORT.COM
  • Edições

Informações

  • Estatuto Editorial
  • Ficha Técnica
  • Contactos
  • Termos e Condições
  • Código de Ética
  • Estatuto Editorial
  • Ficha Técnica
  • Contactos
  • Termos e Condições
  • Código de Ética

© Comunidades Lusófonas - Todos os Direitos Reservados | Desenvolvido por Inovve Agência Web Design

Sem Resultafos
Ver tudo
  • Início
  • Comunidades
  • Portugal
  • Lusofonia
  • Mundo
  • Economia
  • Turismo e Viagens
  • Gastronomia e Vinhos

© Comunidades Lusófonas - Todos os Direitos Reservados | Desenvolvido por Inovve Agência Web Design

Ao continuar a navegar está a concordar com a utilização de cookies neste site. Para não autorizar a sua utilização, por favor utilize as opções do seu browser e altere as definições de cookies.ACEITARPrivacidade e Cookies
Privacidade e Cookies

Cookies e Privacidade

Este website utiliza Cookies para manter informação do visitante, permitindo determinar as suas preferências, auxiliar no preenchimento de formulários, permitir o acesso a áreas privadas do website onde seja necessária autenticação, bem como recolher indicadores de performance, origem e horário dos acessos ao website.

Saiba mais sobre Cookies e como os desactivar aqui.
Necessary
Sempre activado

Este website usa cookies a fim de melhorar a experiência de utilizador, a segurança do website, e para funcionalidades básicas como login de clientes e administradores do site. Estes cookies não acedem ou guardam dados pessoais da identidade dos visitantes.

SAVE & ACCEPT