O navegador solitário Ricardo Diniz partiu ontem para o Brasil, onde fará a entrega da imagem de Nossa Senhora de Fátima que lhe foi oferecida pelo Santuário de Fátima, no âmbito do centenário das Aparições.
O navegador recebeu a imagem em Fátima, tendo de imediato seguido a pé cerca de 80 km até Peniche, onde se encontrava o seu veleiro, tendo colocado a imagem na Igreja de São Pedro.
A saída será feita desta igreja, devendo chegar a Salvador da Baía daqui a cerca de um mês.
O percurso, de aproximadamente 6.600 quilómetros, será feito num veleiro com 20 metros, que à partida estará coberto de flores frescas.
“Não são autocolantes de flores, são flores frescas que as pessoas vão deixando no barco”, disse à agência Lusa Ricardo Diniz, justificando a partida do porto de Peniche pela devoção que a localidade piscatória mantém a Nossa Senhora.
Aquela população “é muito devota, a relação que os pescadores têm com Nossa Senhora é fortíssima e esta viagem é também um tributo a isso”, disse Ricardo Diniz.
“Acredito que, independentemente da fé de cada um e das crenças de cada um, o que interessa são os valores transmitidos por Nossa Senhora de Fátima”, frisou.
De abril a junho de 2014, Ricardo Diniz cumpriu uma viagem semelhante, igualmente solitária, de 42 dias entre Lisboa e Salvador da Baía, com escala na Madeira e em Cabo Verde, então para homenagear a seleção portuguesa de futebol.
À chegada a Salvador da Baía, a imagem de Nossa Senhora será entregue pelo navegador solitário às autoridades eclesiásticas locais.
SUBSCREVER NEWSLETTER
Subscreva a nossa newsletter e tenha as notícias no seu e-mail de segunda a sexta