A delegação lusa tem 10 elementos e, além dos dois ‘triplistas’, esperam-se também classificações de ‘top 10’ para Tsanko Arnaudov, no peso, e Lecabela Quaresma, no pentatlo.
Nelson Évora e Patrícia Mamona são, uma vez mais, as grandes esperanças para a conquista de medalhas para Portugal nos Campeonatos da Europa de pista coberta, que começam hoje e decorrem até domingo, em Belgrado.
Évora e Mamona, que vão para a terceira participação, são dos mais ‘veteranos’ da seleção lusa, só superados pela também ‘triplista’ Susana Costa, que compete pela quarta vez. A experiência é evidentemente uma mais-valia para ambos, tanto mais que os dois já foram campeões da Europa.
Dos atletas com marca de qualificação para Belgrado, apenas não seguiram viagem os velocistas Diogo Antunes e Carlos Nascimento, lesionados, deixando os 60 metros masculinos entregues a Ancuiam Lopes.
Ainda assim, os 10 elementos superam os sete que marcaram presença há dois anos em Praga e estão em linha com a tendência das duas últimas décadas, em que os 18 de Viena2002 – número recorde – foram exceção. As segundas presenças com mais atletas (13) ocorreram em Madrid2005 e Paris2011.
Com mais ou menos atletas no ‘indoor’ europeu, a expetativa de uma medalha tem sido real, desde que em Paris1994 Fernanda Ribeiro mostrou o ‘caminho do ouro’. Nas 10 edições seguintes, só em Gent2000 houve triunfo luso, com um ‘pico’ em Estocolmo1996, onde Carla Sacramento e Fernanda Ribeiro se sagraram campeãs.
Portugal soma 11 medalhas de ouro, sete de prata e duas de bronze, o que lhe dá um 20.º lugar no quadro de medalhas entre todos os países que já participaram.
A mais recente medalha de ouro foi justamente de Nelson Évora, que chega a Belgrado com a quinta marca do ano entre os inscritos (16,75 metros), mas com sinais evidentes de estar em subida de forma.
Também já habituada a grandes ‘palcos’, Patrícia Mamona ostenta o título de campeã europeia absoluta, conquistado no ano passado. Tem a terceira marca da época (14,13 metros) e a quarta de sempre (14,36) entre as 18 participantes no triplo.
Atletas portugueses, com indicação da prova em que competem
Masculinos:
Ancuiam Lopes, 60 metros
Emanuel Rolim, 1.500 metros
Marcos Chuva, Comprimento
Nelson Évora, Triplo
Tsanko Arnaudov, Peso
Francisco Belo, Peso
Femininos:
Lorène Bazolo, 60 metros
Patrícia Mamona, Triplo
Susana Costa, Triplo
Lecabela Quaresma, Pentatlo
SUBSCREVER NEWSLETTER
Subscreva a nossa newsletter e tenha as notícias no seu e-mail de segunda a sexta