O novo monumento em honra dos veteranos de guerra luso-americanos, que terá lugar no parque Peter Francisco, em Ironbound, será inaugurado no dia 2 de junho.
A data foi anunciada em conferência de imprensa, que contou com a presença de Pedro Belo, presidente do Comité Financeiro e de Angariação de Fundos, de Jorge Ventura, presidente do Portuguese-American Veterans Monument, e de outros membros com participação fundamental no projeto como Fausto Simões, Glória de Mello e Lisette Esteves Lagoa.
A inauguração vai contar com as presenças de Pedro Soares de oliveira, cônsul-geral de Portugal em Newark, de Perestrello de Vasconcellos, secretário de Estado da Defesa Nacional, de uma guarnição da fragata Sagres, com uma guarda de honra da polícia de Newark, e de membros do governo português.
A ideia para o monumento nasceu no seio da comunidade luso-americana há mais de quatro anos.
Nessa altura, foi criada uma organização local sem fins lucrativos (“Luso-American Veterans Monument Inc.) que desenvolveu o projeto, conseguiu autorização legal para a sua construção e tem reunido patrocínios para a sua construção.
“Este projeto mereceu, desde logo, o apoio e envolvimento das entidades locais, como o presidente da Câmara de Newark e o xerife. Isso contribuiu para a atenção do governo”, explicou o secretário de Estado da Defesa Nacional.
Perestrello de Vasconcellos espera que este monumento «ajude a que a comunidade reconheça o serviço destes homens e mulheres e que em Portugal se torne mais conhecida a sua história».
A cerimónia da inauguração contará ainda com o içar da bandeira portuguesa na Câmara Municipal de Newark e com uma marcha pelas ruas de Ironbound.
SUBSCREVER NEWSLETTER
Subscreva a nossa newsletter e tenha as notícias no seu e-mail de segunda a sexta