Eleito por unanimidade pelo Conselho Económico e Social das Nações Unidas, Renato Zerbini Ribeiro Leão é o novo presidente do Comité de Direitos Económicos, Sociais e Culturais (Cdesc).
Advogado especializado na proteção internacional dos direitos humanos, em direitos sociais e em direito constitucional, Renato Leão atuou no Brasil como coordenador geral do Comité Nacional para Refugiados (Conare) entre 2009 e 2012 e sucede à portuguesa Maria Virgínia Brás Gomes no cargo de presidente do Cdesc.
Composto por 18 especialistas independentes, os indivíduos do Cedesc verificam a implementação do Pacto Internacional sobre Direitos Económicos, Sociais e Culturais pelos países signatários.
A par de Renato Leão, Sandra Liebenberg, da África do Sul, Laura-Maria Craciunean-Tatu, da Roménia, e Chen Shiqiu, da China, foram eleitos com vice-presidentes, de acordo com o site noticioso da ONU.
O Ministério das Relações Exteriores do Brasil manifestou o seu agrado na sua página na internet dizendo que «o governo brasileiro recebeu com satisfação a notícia de que o Conselho Económico e Social das Nações Unidas reelegeu Renato Zerbini Ribeiro Leão (…) para o mandato 2019-2022».
SUBSCREVER NEWSLETTER
Subscreva a nossa newsletter e tenha as notícias no seu e-mail de segunda a sexta