O secretário geral adjunto do Secretariado Permanente do Fórum de Macau, Ding Tian, e a diretora dos Serviços de Turismo do Governo da RAEM, Maria Helena de Senna Fernandes, entre outros convidados, participaram na cerimónia de abertura.
Tendo como objetivo desenvolver o papel de Macau como “Um Centro e uma Plataforma”, e ainda promover intercâmbio e cooperação pragmática e mais estreita no âmbito de turismo entre o Interior da China, Macau e os Países de Língua Portuguesa, o Secretariado Permanente do Fórum para a Cooperação Económica e Comercial entre a China e os Países de Língua Portuguesa (Macau) e a Direcção dos Serviços de Turismo realizaram em conjunto a Sessão de Apresentação dos Produtos Turísticos dos Países de Língua Portuguesa.
Ding Tian referiu que a indústria do turismo, sendo um dos sectores económicos mais importantes no mundo, está afetada substancialmente pela epidemia, sendo a recuperação e desenvolvimento do sector de turismo pós-epidemia um importante papel de estímulo no âmbito de recuperação da economia global.
Acrescentou ainda que os Países de Língua Portuguesa possuem recursos de turismo ricos e distintos, cujo espaço de desenvolvimento e potencial não podem ser ignorados. Por outro lado, o Interior da China continuou a ser a maior fonte de turistas das viagens estrangeiras no mundo, com o registo de 155 milhões de turistas no ano passado, apresentando imensas oportunidades para explorar no âmbito de cooperação de turismo entre a China e os Países de Língua Portuguesa pós-epidemia.
Ding Tian espera que o sector de turismo possa aproveitar esta oportunidade, através da plataforma de Macau, para trocar impressões e estudar em conjunto as novas oportunidades de cooperação do sector de turismo entre o Interior da China, Macau e os Países de Língua Portuguesa, promovendo a prosperidade e desenvolvimento comum da economia e sociedade das três partes no período pós-epidemia.
Posteriormente, os delegados dos Países de Língua Portuguesa junto do Secretariado Permanente do Fórum de Macau apresentaram, respetivamente, os recursos e produtos turísticos, bem como os ambientes de investimento e de negócios de cada país.
A cooperação na área de turismo, constitui um trabalho fundamental no quadro do Fórum de Macau, que pretende desenvolver melhor o seu papel como “Centro Internacional de Turismo e Lazer”.
Através desta sessão de apresentação, apresentam-se os recursos e produtos turísticos dos Países de Língua Portuguesa junto dos representantes dos diversos sectores, aprofundando o seu conhecimento, com vista a facilitar o reforço de intercâmbio e cooperação no âmbito de turismo entre a China e os Países de Língua Portuguesa.
SUBSCREVER NEWSLETTER
Subscreva a nossa newsletter e tenha as notícias no seu e-mail de segunda a sexta