O objetivo desta iniciativa, que se realiza pela 6.ª vez, é promover o que de melhor se faz em Portugal e a qualidade de excelência dos nossos produtos agroalimentares.
A CAP – Confederação dos Agricultores de Portugal em colaboração com o Eurodeputado Nuno Melo, nos dias 16 e 17 de junho, o certame, “O Melhor de Portugal em Bruxelas”.
O certame terá lugar num dos locais mais emblemáticos de Bruxelas, o Parque Cinquentenário, e conta com o apoio do Eurodeputado Nuno Melo do Grupo PPE, em estreita colaboração com a Associação “A Ponte”, que promove o contacto com a comunidade portuguesa na Bélgica e com o alto patrocínio da Embaixada de Portugal na Bélgica.
Durante os dois dias do evento são dados a conhecer, aos cerca de 30 mil visitantes, diversos produtos agroalimentares Portugueses, entre os quais os vinhos das diferentes regiões vitivinícolas de Portugal, os queijos, salientando-se os produzidos com leite de ovelha e cabra, os enchidos, os presuntos e as alheiras, os azeites das regiões mais tradicionais portuguesas, os diversos tipos de mel, inclusivamente os monoflorais mais típicos de Portugal, as frutas e produtos hortícolas mais reconhecidos de Portugal, como a pera rocha do Oeste, a maça de Alcobaça e a laranja do Algarve, entre outros.
Esta edição conta com a presença de 60 empresas das mais variadas regiões do país, sendo que cerca de 40 são aderentes ao programa Portugal Sou Eu, que começam a dar os primeiros passos na exportação.
«Para além de ser visitado por grande parte da comunidade portuguesa e belga, os certames contam com a presença de muitas outras nacionalidades que residem e trabalham na Bélgica, além de contar também com a presença de vários representantes das instituições Europeias, Comissão Europeia, Parlamento Europeu, Conselho Europeu e representantes do Comité Económico e Social Europeu», refere o site da organização.
Um dos grandes objetivos desta iniciativa, é também promover a nossa cultura, e dar a conhecer o nosso artesanato, bailado tradicional, a música e a língua portuguesa.
«Bruxelas já tem uma comunidade portuguesa considerável e mantém uma atividade cultural muito marcada pelos emigrantes portugueses de todo o país. Além disso, a comunidade portuguesa tem também uma atividade económica consistente e de qualidade, ao nível dos setores da restauração, serviços, transportes, turismo, design e tecnologias de informação», conclui a organização.
SUBSCREVER NEWSLETTER
Subscreva a nossa newsletter e tenha as notícias no seu e-mail de segunda a sexta