Comunidades Lusófonas
  • Início
  • Comunidades
  • Portugal
    • Desporto
    • Política
    • Geral
  • Lusofonia
    • África do Sul
    • Angola
    • Brasil
    • Cabo Verde
    • Guiné-Bissau
    • Macau
    • Moçambique
    • São Tomé e Príncipe
    • Timor-Leste
  • Mundo
  • Economia
  • Cultura
  • Turismo e Viagens
  • Gastronomia e Vinhos
Sem Resultafos
Ver tudo
  • Início
  • Comunidades
  • Portugal
    • Desporto
    • Política
    • Geral
  • Lusofonia
    • África do Sul
    • Angola
    • Brasil
    • Cabo Verde
    • Guiné-Bissau
    • Macau
    • Moçambique
    • São Tomé e Príncipe
    • Timor-Leste
  • Mundo
  • Economia
  • Cultura
  • Turismo e Viagens
  • Gastronomia e Vinhos
Sem Resultafos
Ver tudo
Comunidades Lusófonas - Notícias de Portugal e Lusofonia
Sem Resultafos
Ver tudo
Viajar para os Estados Unidos é, a partir de hoje, mais fácil. Teste de Covid-19 deixa de ser obrigatório

Viajar para os Estados Unidos é, a partir de hoje, mais fácil. Teste de Covid-19 deixa de ser obrigatório

Junho 12, 2022
128
Liga das Nações: Segundo duelo entre Portugal-Suíça disputa-se este domingo

Liga das Nações: Segundo duelo entre Portugal-Suíça disputa-se este domingo

Junho 12, 2022
128
Moçambique eleito membro não-permanente do Conselho de Segurança das Nações Unidas

Moçambique eleito membro não-permanente do Conselho de Segurança das Nações Unidas

Junho 12, 2022
128
Cabo Verde liga-se ao cabo submarino EllaLink e quer exportar internet para África

Cabo Verde liga-se ao cabo submarino EllaLink e quer exportar internet para África

Junho 12, 2022
128
Bruxelas aprova ajuda estatal portuguesa para recapitalizar empresas

Bruxelas aprova ajuda estatal portuguesa para recapitalizar empresas

Junho 12, 2022
128
Franceses vão hoje às urnas escolher os deputados para Assembleia Nacional

Franceses vão hoje às urnas escolher os deputados para Assembleia Nacional

Junho 12, 2022
128
Professores em frança lançam petição para desenvolver ensino de português

Professores em frança lançam petição para desenvolver ensino de português

Junho 12, 2022
128
Cabo Verde. Portugal apoia candidatura do ex-Campo de Concentração do Tarrafal à UNESCO

Cabo Verde. Portugal apoia candidatura do ex-Campo de Concentração do Tarrafal à UNESCO

Junho 11, 2022
128
Portugal e São Tomé e Príncipe reforçam cooperação nas áreas da Juventude e Desporto

Portugal e São Tomé e Príncipe reforçam cooperação nas áreas da Juventude e Desporto

Junho 11, 2022
128
Portugal sobe duas posições para oitavo país mais atrativo da Europa para Investimento Direto Estrangeiro

Portugal sobe duas posições para oitavo país mais atrativo da Europa para Investimento Direto Estrangeiro

Junho 11, 2022
128

O novo estado de emergência. Saiba o que pode fazer e os cuidados a ter no isolamento

Novembro 24, 2020
em Política
0
O novo estado de emergência. Saiba o que pode fazer e os cuidados a ter no isolamento.

As regras são diferenciadas consoantes as zonas do país e vão mudando de 15 em 15 dias. Eis algumas respostas sobre o que se pode e não pode fazer a partir da vigência do novo estado de emergência.

O novo estado de emergência, o quinto, vigora a partir das zero horas desta terça-feira, 24 de novembro.

Até quando se estende o novo estado de emergência?

Para já, este quinto estado de emergência estende-se por mais 15 dias, como os anteriores. Mas o primeiro-ministro e o Presidente da República já prepararam os portugueses para que a exceção se arraste durante muito mais do que duas semanas. “O que temos a dar como certo é que o estado de emergência dura o que for necessário ao combate à pandemia, sempre com o controlo e o conteúdo democráticos decorrentes da Constituição”, disse Marcelo Rebelo de Sousa, na declaração que fez ao país na última sexta-feira. Nessa altura, preparou os portugueses para haver uma terceira vaga e para ser necessário declarar estado de emergência no Natal. António Costa também disse que ficaria muito surpreendido se não houvesse estado de emergência no Natal.

Em que dias os alunos estão dispensados de ir às aulas e que níveis de ensino estão incluídos?

Os alunos apenas estão dispensados de ir às aulas nos dias que antecedem os feriados de 1 e 8 de dezembro. Apesar de António Costa se ter referido à suspensão das atividades letivas, o que incluiria primeiro, segundo e terceiro ciclos, secundário e ensino universitário, as atividades não letivas também param. Creches e pré-escolar estarão de portas fechadas.​

Vivo num concelho que está em nível de risco moderado. Posso circular nos dois primeiros fins-de-semana de dezembro?

Não. A proibição de circulação entre concelhos é válida para todas as regiões continentais, independentemente do nível de risco a que estão associadas e vigora entre as 23h de 27 de novembro e as 5h de 2 de dezembro e entre as 23h de 4 de dezembro e as 5h de 9 de Dezembro. As exceções são as previstas para outras alturas em que houve restrições deste tipo: pode circular quem vai trabalhar, prestar apoio a membros da família, comprar medicamentos, ou cumprir as responsabilidades parentais, por exemplo.

O teletrabalho é obrigatório para todos?

O teletrabalho é obrigatório em todos os concelhos com risco muito elevado e extremamente elevado, sempre que as funções em causa o permitam e o trabalhador disponha de condições para as exercer, não sendo necessário acordo escrito entre empregador e trabalhador. É ainda obrigatório o requerimento do trabalhador em três situações: se for imunodeprimido, se tiver deficiência com incapacidade superior a 60% e se tiver um filho menor de 12 anos ou com deficiência ou ainda que seja doente de risco. O teletrabalho também é obrigatório quando os espaços físicos e a organização do trabalho não assegurem o cumprimento das orientações da DGS e da Autoridade para as Condições do Trabalho, desde que as funções em causa o permitam.

Em que concelhos será fiscalizado o teletrabalho?

SUBSCREVER NEWSLETTER
Subscreva a nossa newsletter e tenha as notícias no seu e-mail de segunda a sexta

Email Marketing by E-goi
Ao subscrever, a informação partilhada será usada de acordo com a Política de Privacidade

As ações de fiscalização decorrem nos concelhos onde foi imposto o teletrabalho.

Para quem é a tolerância de ponto nos dias 30 de novembro e 7 de dezembro?

Foi decretada tolerância de ponto para os funcionários públicos e foi recomendada para os trabalhadores do sector privado. As atividades letivas também estão suspensas apenas nesses dois dias.

Os supermercados e as mercearias estão abertos nos fins-de-semana prolongados?

Nos fins-de-semana e nos feriados de 1 e 8 de dezembro todo o comércio encerra às 13h, até porque, a partir dessa hora está proibida a circulação na via pública. Nos dias 30 novembro e 7 de dezembro (vésperas dos feriados) o comércio encerra às 15h. Há, porém, uma exceção para os estabelecimentos de venda de bens alimentares com porta para a rua até 200 m2, que podem estar abertos até mais tarde.

Em que concelhos as lojas fecham às 15h?

Nos concelhos de risco muito e extremamente elevado.

Onde posso consultar as regras em vigor para o meu concelho?

No site do Governo consulte a situação publicada diariamente em: https://covid19.min-saude.pt/relatorio-de-situacao/

O que é que se pode fazer fora de casa após as 13h ao fim-de-semana?

Se viver num concelho de risco elevado (a amarelo no mapa da DGS), vai poder continuar a fazer tudo o que faz durante a semana. O comércio mantém-se aberto até às 22h e os restaurantes e estabelecimentos comerciais encerram às 22h30.

Se vive num concelho de risco muito ou extremamente elevado (laranja ou vermelho), só pode sair depois das 13h se for trabalhar, se for a um estabelecimento de saúde ou a uma farmácia, se for dar assistência a pessoas vulneráveis (com deficiência, filhos, progenitores, idosos ou dependentes) ou para cumprir responsabilidades parentais. Poderá ainda ir dar um pequeno passeio — sozinho, com pessoas com quem vive ou com animais de estimação —, levar o seu animal a uma urgência veterinária, ou fazer compras de bens alimentares ou de higiene em pequenos estabelecimentos de rua. São também possíveis deslocações necessárias ao exercício da liberdade de imprensa, por outros motivos de força maior ou de regresso a casa no âmbito das deslocações permitidas.

Então quando é que posso ir às compras?

Se não consegue durante a semana e vive num concelho de risco muito ou extremamente elevado, só vai encontrar o comércio aberto até às 13h de sábado, domingo e feriado. Nos dias 30 de novembro e 7 de dezembro, vésperas de feriado, os estabelecimentos comerciais encerram às 15h.

Estou infetado ou estive em contacto com um infetado. Quem decide se tenho de ficar em confinamento obrigatório?

No âmbito do estado de emergência, é a autoridade de saúde, ou seja, o delegado de saúde, que determina o confinamento obrigatório em casa, em estabelecimento de saúde ou noutro lugar, conforme a situação. O recomendado é ligar para a linha SNS24 (808 24 24 24).

blank

Diretora-Geral da Saúde lembra os cuidados a ter no isolamento

A Diretora-Geral da Saúde, Graça Freitas, deixou esta segunda-feira uma mensagem às pessoas “que, tendo de ficar em isolamento no seu domicílio, partilham a habitação com outras pessoas”, para que tomem todas as precauções, de forma a protegerem os seus coabitantes.

Na conferência de imprensa de atualização dos dados da COVID-19, a responsável lembrou que quem tem indicação para isolamento não deve receber visitas, deve higienizar as mãos e cumprir a etiqueta respiratória.

Por outro lado, é importante monitorizar a temperatura corporal e outros sintomas da doença e, se possível, isolar-se numa divisão de uso exclusivo.

Entre os principais cuidados a adotar, a Diretora-Geral da Saúde lembrou a necessidade de promover a ventilação adequada de toda a habitação e de colocar os seus resíduos num saco próprio.

Quem está em isolamento deve utilizar uma casa de banho diferente dos restantes coabitantes, ou, se tal não for possível, garantir que a casa de banho é adequadamente limpa depois de cada utilização.

Os espaços comuns devem ser utilizados ao mínimo, sempre com máscara e mantendo a distância física e a higiene das mãos.

Não é recomendada a partilha de objetos, como pratos, copos, toalhas, telemóveis ou comandos. Se não for possível, desinfete os equipamentos antes e após cada utilização.

“Tente manter as restantes rotinas intactas, tais como horários de alimentação e de sono, e uma alimentação variada e saudável. Tente praticar atividade física”, recomendou a Diretora-Geral da Saúde.

Graça Freitas reconhece que “estar isolado pode ser uma tarefa difícil”, por isso é importante “manter o contacto com amigos e familiares, recorrendo à tecnologia disponível”.

“Lembre-se que o isolamento é temporário. Ao adotar estas medidas, ajuda a travar a transmissão do vírus e protege aqueles que o rodeiam”, concluiu a especialista em saúde pública.

Deixe o seu comentário:
Partilhar16Tweet10EnviarEnviar
Anterior

Adiar IVA e Segurança Social? Só estas empresas podem fazê-lo

Seguinte

CPLP: Ministros abordam Governança de Água e os desafios de Sustentabilidade

Artigos Relacionados

Luís Montenegro é o novo líder do PSD
Portugal

Luís Montenegro é o novo líder do PSD

Maio 29, 2022
128

Luís Montenegro é o novo líder do PSD, tendo conseguido mais de 70% dos votos, numas eleições disputadas contra Jorge...

Laços China-Portugal “fortalecem-se”, dizem diplomatas
Portugal

Laços China-Portugal “fortalecem-se”, dizem diplomatas

Maio 27, 2022
128

Diplomatas chineses e portugueses saudaram esta semana o crescente intercâmbio entre os dois países e a força dos laços bilaterais....

PS e PSD de acordo quanto a voto eletrónico presencial

PS e PSD de acordo quanto a voto eletrónico presencial

Maio 24, 2022
128
Rússia expulsa funcionários da embaixada portuguesa em Moscovo. MNE garante que esta se mantém funcional

Santos Silva quer voto eletrónico parlamentar com “zero erros”

Maio 20, 2022
128
Partidos entregaram mais de 1.400 propostas de alteração à proposta orçamental

Partidos entregaram mais de 1.400 propostas de alteração à proposta orçamental

Maio 15, 2022
128
Costa visita tropas portuguesas na Roménia e campo de refugiados na Polónia

Costa visita tropas portuguesas na Roménia e campo de refugiados na Polónia

Maio 14, 2022
128
Seguinte
CPLP: Ministros abordam Governança de Água e os desafios de Sustentabilidade

CPLP: Ministros abordam Governança de Água e os desafios de Sustentabilidade

Canadá. Aviso das autoridades canadianas: não deixem os alces lamber os carros

Canadá. Aviso das autoridades canadianas: não deixem os alces lamber os carros

Idioma

Destaque

Mensagem de Sua Excelência o Presidente da República – Dia de Portugal para a Revista Comunidades
Destaque

Mensagem de Sua Excelência o Presidente da República – Dia de Portugal para a Revista Comunidades

Entrevista Exclusiva – Paulo Pisco, Deputado do PS eleito pelo círculo da Europa
Destaque

Entrevista Exclusiva – Paulo Pisco, Deputado do PS eleito pelo círculo da Europa

blank blank blank

Siga-nos nas redes sociais

Edição Online – Leitura Grátis

Opinião

blank

“Da minha língua vê-se o mar.” – Vergílio Ferreira

Paulo Cafôfo
blank

As promessas de Paulo Cafôfo, a TAP e o PSD com novo líder

Abílio Bebiano
blank

O Dia de Portugal não pode ser o dia da hipocrisia

José Cesário
blank

Fundação António Amaral: Uma missão de apoio a alunos lusodescendentes na Flórida

Daniel Bastos
blank blank blank

Receber Revista Digital (grátis)

blank

 

Email Marketing by E-goi.

Ao subscrever, a informação partilhada será usada de acordo com a Política de Privacidade

blank blank blank

Destaques

Viajar para os Estados Unidos é, a partir de hoje, mais fácil. Teste de Covid-19 deixa de ser obrigatório

Viajar para os Estados Unidos é, a partir de hoje, mais fácil. Teste de Covid-19 deixa de ser obrigatório

Junho 12, 2022
128

Liga das Nações: Segundo duelo entre Portugal-Suíça disputa-se este domingo

Liga das Nações: Segundo duelo entre Portugal-Suíça disputa-se este domingo

Junho 12, 2022
128

Moçambique eleito membro não-permanente do Conselho de Segurança das Nações Unidas

Moçambique eleito membro não-permanente do Conselho de Segurança das Nações Unidas

Junho 12, 2022
128

Cabo Verde liga-se ao cabo submarino EllaLink e quer exportar internet para África

Cabo Verde liga-se ao cabo submarino EllaLink e quer exportar internet para África

Junho 12, 2022
128

Bruxelas aprova ajuda estatal portuguesa para recapitalizar empresas

Bruxelas aprova ajuda estatal portuguesa para recapitalizar empresas

Junho 12, 2022
128

Franceses vão hoje às urnas escolher os deputados para Assembleia Nacional

Franceses vão hoje às urnas escolher os deputados para Assembleia Nacional

Junho 12, 2022
128

Professores em frança lançam petição para desenvolver ensino de português

Professores em frança lançam petição para desenvolver ensino de português

Junho 12, 2022
128

blank blank blank

Mais Lidas

O ensino de português… e a propina

O ensino de português… e a propina

Junho 10, 2022
128

Cônsul em Macau elogia resiliência de portugueses e trabalho da AICEP e do IPOR

Cônsul em Macau elogia resiliência de portugueses e trabalho da AICEP e do IPOR

Junho 11, 2022
128

Comemorações do 10 de Junho. Visita à comunidade no Reino Unido é “oportuna” perante “impacto emocional” do Brexit

Comemorações do 10 de Junho. Visita à comunidade no Reino Unido é “oportuna” perante “impacto emocional” do Brexit

Junho 10, 2022
128

Dia de Portugal volta a celebrar-se em pleno, depois de dois anos fortemente condicionado pela pandemia de Covid-19

Dia de Portugal volta a celebrar-se em pleno, depois de dois anos fortemente condicionado pela pandemia de Covid-19

Junho 9, 2022
128

Revista Comunidades acompanha celebrações do Dia de Portugal em Braga, Londres e Andorra

Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas. Assista aqui à transmissão em direto da visita de Marcelo Rebelo de Sousa a Londres, a partir das 18h30

Junho 10, 2022
128

blank blank blank

Siga-nos

  • Notificações
  • Newsletters
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram

Secções

  • Comunidades
  • Portugal
  • Lusofonia
  • Mundo
  • Economia
  • Turismo e Viagens
  • Gastronomia e Vinhos

Arquivo

  • Opinião
  • Entrevista
  • Destaque
  • Arquivo PORT.COM
  • Edições

Informações

  • Estatuto Editorial
  • Ficha Técnica
  • Contactos
  • Termos e Condições
  • Código de Ética
  • Estatuto Editorial
  • Ficha Técnica
  • Contactos
  • Termos e Condições
  • Código de Ética

© Comunidades Lusófonas - Todos os Direitos Reservados | Desenvolvido por Inovve Agência Web Design

Sem Resultafos
Ver tudo
  • Início
  • Comunidades
  • Portugal
    • Desporto
    • Política
    • Geral
  • Lusofonia
    • África do Sul
    • Angola
    • Brasil
    • Cabo Verde
    • Guiné-Bissau
    • Macau
    • Moçambique
    • São Tomé e Príncipe
    • Timor-Leste
  • Mundo
  • Economia
  • Cultura
  • Turismo e Viagens
  • Gastronomia e Vinhos

© Comunidades Lusófonas - Todos os Direitos Reservados | Desenvolvido por Inovve Agência Web Design

Ao continuar a navegar está a concordar com a utilização de cookies neste site. Para não autorizar a sua utilização, por favor utilize as opções do seu browser e altere as definições de cookies.ACEITARPrivacidade e Cookies
Privacidade e Cookies

Cookies e Privacidade

Este website utiliza Cookies para manter informação do visitante, permitindo determinar as suas preferências, auxiliar no preenchimento de formulários, permitir o acesso a áreas privadas do website onde seja necessária autenticação, bem como recolher indicadores de performance, origem e horário dos acessos ao website.

Saiba mais sobre Cookies e como os desactivar aqui.
Necessary
Sempre activado

Este website usa cookies a fim de melhorar a experiência de utilizador, a segurança do website, e para funcionalidades básicas como login de clientes e administradores do site. Estes cookies não acedem ou guardam dados pessoais da identidade dos visitantes.

SAVE & ACCEPT
Translate »
Go to mobile version