Dois portugueses constam na lista dos 40 cantores apurados a participar no Operalia, o maior concurso de ópera do mundo, que se realiza pela primeira vez em Portugal até ao dia 2 de setembro.
O Teatro Nacional de São Carlos recebe a Operalia, o prestigiado concurso mundial de ópera criado pelo tenor lírico, músico e maestro espanhol Plácido Domingo, que se realiza pela primeira vez em Portugal. O concurso deu início esta segunda-feira, mas só na final que terá lugar no dia 2 de setembro e que será o único dia aberto ao público, o tenor e maestro vai dirigir a Orquestra Sinfónica Portuguesa.
A competição internacional que foi criada em 1993 conta com a presença de 40 concorrentes de 24 países, incluindo dois portugueses, o tenor Luís Gomes e a soprano Rita Marques. A cantar em português estará também a meio-soprano brasileira Josy Santos. Os concorrentes, que têm a idade máxima de 32 anos, vêm de todos os cantos do mundo – da Rússia à China, do Kosovo à Colômbia e aos Estados Unidos, passando por vários países da Europa.
Apenas dez cantores estarão na grande final, onde se apresentarão em concerto com a Orquestra Sinfónica Portuguesa.
Plácido Domingo, conhecido por sua poderosa voz de grande flexibilidade, é atualmente o diretor-geral da Ópera de Los Angeles e o concurso terá sido criado com o intuito de descobrir e ajudar a lançar as carreiras dos mais promissores jovens cantores da atualidade.
SUBSCREVER NEWSLETTER
Subscreva a nossa newsletter e tenha as notícias no seu e-mail de segunda a sexta