Com uma faixa litoral de 1600 quilómetros, Angola é um paraíso para a prática da pesca desportiva.
Na costa Atlântica, Luanda é um ponto de partida de eleição para os adeptos da pesca desportiva, seja para fins de lazer ou de competição. A Euronews falou com a equipa de pesca desportiva angolana Olé.
“É um desporto muito popular. Os pescadores, as federações e os clubes fazem um grande esforço para melhorar o nosso desempenho. Temos campeonatos mundiais, temos mais de 20 ou 25 recordes mundiais em diferentes categorias. É um bom hobby e uma boa atividade”, disse Nicolás Castaño Mansilla, Capitão da equipa Olé.
SUBSCREVER NEWSLETTER
Subscreva a nossa newsletter e tenha as notícias no seu e-mail de segunda a sexta
O Lobito é considerado como um local ideal para a pesca desportiva devido à abundância de peixe. Benguela é outro dos locais de referência para os pescadores graças à mistura entre águas frias e as águas tropicais.
“Aqui em Angola temos o Lobito, que é uma zona com muito peixe. Luanda também tem muito peixe, às vezes mais, às vezes menos, dependendo da época do ano. Temos feito campeonatos em que todos os anos se captura bastante peixe”, contou José Cardoso, Campeão Mundial de Pesca Desportiva.
“O mar em Angola é bom. Em comparação com a Costa Rica, Cabo San Lucas (no México) e outros países, Angola não fica atrás”, garantiu Luís Mateus, Campeão Mundial de Pesca Desportiva.
Atualmente, os eventos da pesca desportiva estão suspensos devido à pandemia. Mas, em Luanda, os pescadores têm esperança de que a crise passe depressa para voltarem a competir com os melhores do mundo.