Comunidades Lusófonas
  • Início
  • Comunidades
  • Portugal
  • Lusofonia
  • Mundo
  • Economia
  • Turismo e Viagens
  • Gastronomia e Vinhos
Sem Resultafos
Ver tudo
  • Início
  • Comunidades
  • Portugal
  • Lusofonia
  • Mundo
  • Economia
  • Turismo e Viagens
  • Gastronomia e Vinhos
Sem Resultafos
Ver tudo
Comunidades Lusófonas - Notícias de Portugal e Lusofonia
Sem Resultafos
Ver tudo
ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros de Portugal

Moçambique: Diplomacia europeia prepara documento da missão europeia de apoio ao combate ao terrorismo em Cabo Delgado

Março 3, 2021
134
Associações na Diáspora são decisivas na promoção da língua materna

Associações na Diáspora são decisivas na promoção da língua materna

Março 3, 2021
132
Cabo Verde

Cabo Verde leva ao parlamento acordo de assistência mútua em matéria aduaneira com Angola

Março 3, 2021
133
energias renováveis

Produção de energia renovável em Portugal atinge em fevereiro máximo desde 1979

Março 3, 2021
135
Cooperativa de Moura e Barrancos lança azeite de edição limitada

Cooperativa de Moura e Barrancos lança azeite de edição limitada

Março 3, 2021
133
Central de Cervejas junta-se à Too Good To Go

Central de Cervejas junta-se à Too Good To Go

Março 3, 2021
134
Festival Primavera Sound do Porto adiado para 2022

Festival Primavera Sound do Porto adiado para 2022

Março 3, 2021
135
Portuguese Times

EUA: Portuguese Times 50 anos a promover, em português, a cultura e a língua portuguesa nos EUA

Março 3, 2021
140
Acordo de Mobilidade no espaço da comunidade lusófona

CPLP: Delegações finalizam discussão sobre projeto de Acordo de Mobilidade no espaço da comunidade lusófona

Março 3, 2021
139
3500 portugueses regressam a Portugal ao abrigo do Programa Regressar

3500 portugueses regressam a Portugal ao abrigo do Programa Regressar

Março 3, 2021
141

PALOP podem esperar “muitos benefícios” da presidência portuguesa da UE

Novembro 28, 2020
em Política
0
PALOP podem esperar "muitos benefícios" da presidência portuguesa da UE

Em entrevista à DW em Berlim, o ministro português dos Negócios Estrangeiros falou sobre agenda à frente da União Europeia, em 2021, das relações bilaterais com Moçambique e Angola e do racismo em Portugal.

O ministro português dos Negócios estrangeiros, Augusto Santos Silva, esteve em Berlim na terça-feira (24.11) a preparar a transição da presidência do Conselho da União Europeia, atualmente ocupada pela Alemanha e que Portugal assume a partir de janeiro próximo.

Na capital alemã, o diplomata reuniu-se com dois de seus homólogos: o alemão Heiko Maas e o esloveno Anže Logar. Em 2021, a Eslovênia sucederá Portugal na presidência da UE.

SUBSCREVER NEWSLETTER
Subscreva a nossa newsletter e tenha as notícias no seu e-mail de segunda a sexta

Email Marketing by E-goi
Ao subscrever, a informação partilhada será usada de acordo com a Política de Privacidade

Santos Silva elogiou a “eficácia” alemã “em condições extremamente difíceis”, destacando como “vitória alcançada” a assinatura por todos os estados-membro do acordo para aprovação do próximo orçamento plurianual e do fundo de recuperação económica pós-pandemia, que espera vir a ser ratificado ainda durante a liderança alemã.

O ministro Santos Silva explicou ainda que a presidência portuguesa terá foco na ação, porque Portugal estará encarregado de “implementar as decisões que tomamos em 2020”. Neste contexto, o pilar social da União Europeia será reforçado para que a transição ecológica e a transição digital “sejam feitas sem deixar ninguém para trás”.

Continuidade na agenda comum UE-África

“Mais uma vez, vamos dar continuidade no que é feito este ano”, que termina com uma cimeira em Bruxelas, que irá reunir um número de líderes europeus e africanos em dezembro.

“Cooperação no combate à pandemia [da Covid-19]” bem como temas importantes da agenda comum – como “migração, emprego, empoderamento das mulheres, saídas para os jovens, educação e tecnologia” – estarão na pauta.

“A presidência portuguesa vai pôr em prática essa agenda”, garante o ministro que afirma ainda que a entrada em vigor do novo acordo de cooperação entre a União Europeia, a África Subsaariana, as Caraíbas e o Pacífico, em 2021, será levada em conta. “Portugal está numa posição única de facilitar este diálogo europeu-africano”, afirma.

“Cabo Verde tem, com a União Europeia, um processo em curso cujo objetivo é, quando isso for possível, a isenção de visto. Angola tem em curso um processo de negociação com a União Europeia para um novo acordo entre Angola e a Europa. Moçambique pediu apoio à União Europeia designadamente para combater o terrorismo no norte, em Cabo Delgado. A União Europeia já disse que iria prestar esse apoio e estamos agora a discutir com Moçambique os contornos de tal acordo,” enumera.

O ministro português dos Negócios Estrangeiros disse ainda que o apoio europeu a Moçambique será feito nos moldes definidos pelo país africano, de acordo com a solicitação formal feita à UE e que prevê quatro apoios: “formação e treino das Forças Armadas e de Segurança, apoio logístico, em matéria de saúde pública e humanitária e no desenvolvimento”. “Vamos desenhar a resposta nos termos definidos pelas autoridades moçambicanas”, garantiu.

No plano bilateral, Portugal também deverá apoiar Moçambique com formação e treino.

“Está em causa a segurança e o bem-estar de centenas e centenas de milhares de pessoas no norte de Moçambique”, afirmou o ministro, acrescentando que “Moçambique está a ser vítima de redes terroristas internacionais que são muito perigosas e constituem uma ameaça direta ao nosso modo de vida”.

Augusto Santos Silva realçou a responsabilidade da comunidade internacional para com Moçambique: “Não podemos ignorar que essas redes terroristas internacionais estão a atacar em diferentes pontos de toda a África Oriental”.

“Temos que fazer um esforço, todos da comunidade internacional, porque corremos o risco de a África Oriental ser o próximo campo de confrontação”, disse.

O ministro português dos Negócios Estrangeiros revelou ainda detalhes sobre a cooperação entre as autoridades judiciais de Portugal e de Angola no âmbito da recuperação dos “milhões e milhões de dólares que foram retirados do património do povo angolano a serviço de algumas pessoas”.

Neste âmbito, Augusto Santos Silva disse que o apoio português deve ser conduzido “através da cooperação totalmente franca e permanente entre as nossas autoridades judiciais e de investigação policial e as autoridades angolanas”.

O ministro português refuta as críticas, feitas pela Transparência Internacional – Associação Cívica (TIAC – Portugal), de que não seria do interesse de Portugal a recuperação dos ativos por Angola. “Não, não. O interesse fundamental de Portugal é que a lei se cumpra e que a cooperação judicial seja plena”, defendeu.

Em relação à tensão crescente registada em Angola, concretizadas nas recentes manifestações, Augusto Santos Silva considera tratar-se do “processo de transição política, que vai no bom sentido” com o Presidente João Lourenço – acrescentando que “estes processos não são fáceis e, às vezes, é preciso gerir o descontentamento social, ter paciência – quer do lado da sociedade civil, quer do lado do Estado”.

“Confiamos que, na sua imensa sabedoria e sensatez, o povo angolano e as instituições angolanas saberão conduzir este processo de transição que tão necessário é”, afirmou.

O ministro português destacou ainda “o mérito das anteriores administrações em Angola” que foram “capazes de acabar com a guerra civil, integrando todos num único país que pertence a todos, e o papel central que Angola tem como fator de estabilização – país que contribui para soluções e não para agravar o problema” na turbulenta África Central. “Características que o Presidente João Lourenço não só tem consolidado, como tem desenvolvido”, rematou.

Um tema interno, mas que tem repercutido internacionalmente: o racismo em Portugal. Além das frases de cunho racista nas fachadas de estabelecimentos de ensino, há um número de casos conhecidos da violência policial e civil contra afrodescendentes.

“Não temos nenhuma pretensão de estar imunes a dois vírus que talvez sejam ainda mais perigosos que o coronavírus: o vírus da xenofobia e o vírus do racismo”, disse.

“O que fazemos é não esconder, não ignorar esses factos,” afirmou, referindo-se a relatórios internos e internacionais que apontam para “manifestações de preconceito e violência racista designadamente contra afrodescendentes”.

Augusto Santos Silva não se refutou a comentar ainda a morte do ucraniano Ihor Homenyuk, alegadamente torturado e espancado numa cela do aeroporto de Lisboa por agentes do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF):

“Referiu e bem, o caso tristíssimo da bárbara agressão que culminou na morte do cidadão ucraniano no aeroporto de Lisboa às mãos do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras e, portanto, da polícia portuguesa. Esse caso está a ser conduzido em tribunal, foi feita a acusação e os acusados irão a julgamento”. “A Justiça portuguesa é totalmente independente do Governo, usa os seus standards [padrões] e faz o seu trabalho”, garantiu Augusto Santos Silva.

O ministro português dos Negócios Estrangeiros defendeu ainda que “a quase totalidade das forças políticas representadas no Parlamento português e a larguíssima maioria da população portuguesa caracterizam-se por não terem esses preconceitos, essas expressões racistas. Mas, basta haver um caso de racismo para isso ser uma preocupação de todos”

Augusto Santos Silva vê dois caminhos para a solução do racismo e da xenofobia: “a repressão aos casos que configuram crime” e “a educação” por meio do conhecimento das diversas culturas.

Deixe o seu comentário:
Partilhar18Tweet12EnviarEnviar
Anterior

Lisboa: Proprietários com rendas até 1.500 euros têm desconto de 20% no IMI

Seguinte

Leiria disponibiliza testes gratuitos no Natal aos emigrantes do concelho

Artigos Relacionados

Brasil: Quase uma centena de brasileiros em Portugal pediram ajuda à OIM para regressar ao país
Política

Brasil: Quase uma centena de brasileiros em Portugal pediram ajuda à OIM para regressar ao país

Março 3, 2021
132

A Organização Internacional para as Migrações (OIM) registou, nos primeiros dois meses deste ano, 107 pedidos de retorno voluntário de...

portugaleu2021
Política

Turismo: Coordenação e cooperação entre Estados-Membros são essenciais para a recuperação do setor na Europa

Março 2, 2021
139

A necessidade de reforçar a coordenação entre os Estados-Membros em matérias com impacto no setor do Turismo e em setores...

Marta Santos Pais

Direitos humanos: Marta Santos Pais integra Comissão Internacional contra a Pena de Morte (CIPM)

Fevereiro 28, 2021
139
Claudia Salerno Caldera

Embaixadora da Venezuela junto da União Europeia considerada “persona non grata”

Fevereiro 28, 2021
138
estado de emergência

Covid-19: Parlamento autoriza renovação do estado de emergência até 16 de março

Fevereiro 27, 2021
142
Escuteiros

Escuteiros distinguidos com Prémio do Cidadão Europeu 2020

Fevereiro 27, 2021
131
Seguinte
Leiria disponibiliza testes gratuitos no Natal aos emigrantes do concelho

Leiria disponibiliza testes gratuitos no Natal aos emigrantes do concelho

CPLP quer reforçar participação e ter única voz nas convenções sobre o ambiente

CPLP quer reforçar participação e ter única voz nas convenções sobre o ambiente

Entrevista

UK: Joana Neves a portuguesa que penteia Miley Cyrus, Lady Gaga e Claudia Schiffer


Idioma:

Edição Online – Leitura Grátis

Receber Revista Digital (grátis)

Email Marketing by E-goi.

Ao subscrever, a informação partilhada será usada de acordo com a Política de Privacidade

Destaques

ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros de Portugal

Moçambique: Diplomacia europeia prepara documento da missão europeia de apoio ao combate ao terrorismo em Cabo Delgado

Associações na Diáspora são decisivas na promoção da língua materna

Associações na Diáspora são decisivas na promoção da língua materna

Cabo Verde

Cabo Verde leva ao parlamento acordo de assistência mútua em matéria aduaneira com Angola

energias renováveis

Produção de energia renovável em Portugal atinge em fevereiro máximo desde 1979

Cooperativa de Moura e Barrancos lança azeite de edição limitada

Cooperativa de Moura e Barrancos lança azeite de edição limitada

Central de Cervejas junta-se à Too Good To Go

Central de Cervejas junta-se à Too Good To Go

Festival Primavera Sound do Porto adiado para 2022

Festival Primavera Sound do Porto adiado para 2022

Siga-nos nas redes sociais

Opinião

Abílio Bebiano

Portuguese Times: 50 anos a promover, em português, a cultura e a língua portuguesa nos EUA

Abílio Bebiano
Daniel Bastos

Jean Pina, de sonhador a promotor da solidariedade luso-francesa

Daniel Bastos
Pacto Ecológico Europeu – uma primeira avaliação

Tributo ao Jornal Mundo Português

Paulo Pisco

Mais Lidas

Joana Neves Cabeleireira Hairstyler Hairstylist hairdresser

UK: Joana Neves a portuguesa que penteia Miley Cyrus, Lady Gaga e Claudia Schiffer

Forte de Elvas Portugal

Forte português é o maior do mundo e os espanhóis adoram-no

Abílio Bebiano

Portuguese Times: 50 anos a promover, em português, a cultura e a língua portuguesa nos EUA

Abílio Bebiano
10 001 noites em Ourém e Fátima

10 001 noites em Ourém e Fátima: Autarquia oferece estadias e descontos em restaurantes do concelho

Vinhos do Alentejo

Vinhos do Alentejo lançam campanha de apoio a produtores e restauração da região

Siga-nos

  • Notificações
  • Newsletters
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Linkedin

Secções

  • Comunidades
  • Portugal
  • Lusofonia
  • Mundo
  • Economia
  • Turismo e Viagens
  • Gastronomia e Vinhos

Arquivo

  • Opinião
  • Entrevista
  • Arquivo PORT.COM
  • Edições

Informações

  • Estatuto Editorial
  • Ficha Técnica
  • Contactos
  • Termos e Condições
  • Código de Ética
  • Estatuto Editorial
  • Ficha Técnica
  • Contactos
  • Termos e Condições
  • Código de Ética

© Comunidades Lusófonas - Todos os Direitos Reservados | Desenvolvido por Inovve Agência Web Design

Sem Resultafos
Ver tudo
  • Início
  • Comunidades
  • Portugal
  • Lusofonia
  • Mundo
  • Economia
  • Turismo e Viagens
  • Gastronomia e Vinhos

© Comunidades Lusófonas - Todos os Direitos Reservados | Desenvolvido por Inovve Agência Web Design

Ao continuar a navegar está a concordar com a utilização de cookies neste site. Para não autorizar a sua utilização, por favor utilize as opções do seu browser e altere as definições de cookies.ACEITARPrivacidade e Cookies
Privacidade e Cookies

Cookies e Privacidade

Este website utiliza Cookies para manter informação do visitante, permitindo determinar as suas preferências, auxiliar no preenchimento de formulários, permitir o acesso a áreas privadas do website onde seja necessária autenticação, bem como recolher indicadores de performance, origem e horário dos acessos ao website.

Saiba mais sobre Cookies e como os desactivar aqui.
Necessary
Sempre activado

Este website usa cookies a fim de melhorar a experiência de utilizador, a segurança do website, e para funcionalidades básicas como login de clientes e administradores do site. Estes cookies não acedem ou guardam dados pessoais da identidade dos visitantes.

SAVE & ACCEPT