Deflagrou um incêndio na catedral de Notre Dame, em Paris.
Um incêndio de grandes proporções deflagrou esta segunda-feira na catedral de Notre Dame, em Paris. Vídeos partilhados por vários utilizadores nas redes sociais mostram chamas a consumirem o topo do edifício. O incêndio ainda não foi controlado pelos bombeiros, que foram chamados ao local às 18H50 locais, menos uma hora em Lisboa. O fogo está a consumir o topo da catedral, que é um dos monumentos mais visitados da Europa.
Anne Hidalgo, a presidente da Câmara parisiense, já reagiu no Twitter.
«Um incêndio terrível está em curso na Catedral de Notre-Dame, em Paris. Os bombeiros estão a tentar controlar as chamas. Convido todos e cada um a respeitar o perímetro da segurança». Ainda não se sabe qual foi a origem do incêndio, mas terá deflagrado numa área que estava a ser restaurada.
A Catedral de Notre-Dame de Paris é das mais antigas catedrais do estilo gótico em França e é, atualmente, um dos monumentos históricos mais visitados da Europa. Cerca de 13 milhões de turistas visitam o edifício todos os anos. É o “quilómetro zero”, porque à porta da catedral há uma inscrição no chão que corresponde ao “ponto zero de distância”. É a partir dali tecnicamente que se medem as distâncias para outras cidades da Europa.
SUBSCREVER NEWSLETTER
Subscreva a nossa newsletter e tenha as notícias no seu e-mail de segunda a sexta