Paris vai acolher, hoje e amanhã, a reunião anual das câmaras de comércio portuguesas “para pôr o ‘made in Portugal’ em destaque”.
A reunião anual das câmaras de comércio portuguesas, que decorre até amanhã em França, vai permitir trocar experiências, oportunidades de negócio e fazer um balanço do trabalho feito pelas 20 câmaras de comércio portuguesas que já confirmaram a presença na reunião.
“O objetivo é procurar mais investimento direto em Portugal e incentivar as exportações portuguesas para todo o mundo onde as câmaras estão presentes. É pôr o ‘made in Portugal’ em destaque em cada um dos países onde estamos e ver o que podemos fazer para desenvolver mais” a produção nacional, descreveu à Lusa Carlos Vinhas Pereira, presidente da Câmara de Comércio e Indústria Franco-Portuguesa (CCIFP).
O empresário explicou ainda que as câmaras de comércio espalhadas nos locais da diáspora portuguesa podem constituir uma significativa fonte de investimento em Portugal numa altura em que o país “precisa de investimento direto”.
“É muito mais fácil convencer os nossos empresários espalhados pelo mundo a investir em Portugal do que convencer, por exemplo, um francês. Não há a barreira da língua e há uma vontade de investir muito mais importante do que uma empresa portuguesa em Portugal. Como [os emigrantes] saíram do país, querem investir na terra de onde são oriundos”, continuou.
No programa da reunião das câmaras de comércio portuguesas está prevista a intervenção do ministro da Economia, Manuel Caldeira Cabral, no jantar de hoje.
Hoje também está agendada uma apresentação sobre o papel das câmaras de comércio ao longo do ano passado, com exemplos de projetos lançados em 2016, e uma apresentação sobre o potencial da lusofonia e dos negócios em português, com a presença de Paulo Portas, antigo vice-primeiro-ministro e atual vice-presidente da Câmara de Comércio e Indústria Portuguesa.
Amanhã, está prevista uma visita da delegação à OCDE.
As câmaras de comércio portuguesas que vão estar presentes no evento são oriundas da Alemanha, Brasil, China, Colômbia, Dubai, Estados Unidos, Luxemburgo, Marrocos, Moçambique, Noruega, Polónia, Reino Unido, República Dominicana e Roménia.
SUBSCREVER NEWSLETTER
Subscreva a nossa newsletter e tenha as notícias no seu e-mail de segunda a sexta