Segundo o Município de Arcos de Valdevez, este projeto permite um contacto mais próximo com o universo e a exploração do território de uma forma inovadora e aliciante.
O Município de Arcos de Valdevez está a apoiar a criação de uma Dark Sky Reserve (DSR) na Porta do Mezio, entrada do Parque Nacional da Peneda-Gerês. Esta iniciativa visa promover o ecoturismo e a proteção de habitats noturnos, ideais para a astronomia profissional e/ou amadora, bem como alertar para a preservação e reconhecimento dos céus escuros como um recurso valioso.
As DSR são territórios de tamanho considerável, que possuem uma qualidade “excecional” de noites estreladas e um ambiente noturno que é protegido pelo seu interesse científico, natural, educacional e/ou cultural.
«Atualmente, as populações citadinas raramente têm a oportunidade de observar a galáxia devido ao aumento da poluição luminosa. Graças a este projeto, passará a existir um espaço privilegiado para a observação de astros e estrelas em pleno coração do Minho, presenteando os visitantes com uma oportunidade única e inigualável de desfrutar de todas as maravilhas que orbitam nos céus da nossa galáxia», refere o município.
SUBSCREVER NEWSLETTER
Subscreva a nossa newsletter e tenha as notícias no seu e-mail de segunda a sexta