Arroz de marisco é um dos pratos mais escolhidos pelos portugueses para o jantar de passagem de ano. Os ingredientes necessários são fáceis de encontrar em muitos dos países de destino das comunidades portuguesas.
O arroz de marisco é confecionado em muitas zonas costeiras de Portugal. Apesar de o modo de preparação ser semelhante de norte a sul, em cada região costuma haver um ou outro pormenor distintivo. Exemplo disso ocorre na Praia de Vieira de Leiria, na Marinha Grande, onde se diferencia por ser servido diretamente do lume num tacho de barro, ainda a fervilhar.
A gastronomia tem fortes ligações com o povoamento e a história desta zona, que começou com a colonização dos areais por volta do século XVIII, gerando modos de vida moldados pelo mar, as dunas e os pinhais mandados plantar pelo rei D. Dinis.
Não há relatos referentes ao consumo de arroz de marisco por este monarca, mas sem dúvida que é um prato capaz de impressionar qualquer representante da realeza. A lagosta, os camarões grandes, as amêijoas e as sapateiras conferem sabor único ao arroz, além do tempero, onde entra alho e piripiri.
Ingredientes para quatro pessoas:
500g de arroz carolino
Cebola e alho picados q.b
Azeite e polpa de tomate q.b
Sal e piripiri q.b
Marisco previamente cozido (lagosta, camarão, amêijoa e patas de sapateira)
Modo de preparação:
Levar um tacho de barro ao lume para fazer o refogado. Utilizar um fio abundante de bom azeite, cebola e alho picados, e polpa de tomate q.b. Deixar apurar o refogado e em seguida juntar a água que serviu para “abrir” as amêijoas (é um detalhe importante) e acrescentar água corrente. Quando a água levantar fervura, juntar o arroz e deixar que absorva todos os sabores. Logo que o arroz esteja “meio cozido”, acrescentar o marisco (previamente cozido em água temperada de sal e piripiri) e mexer para envolver. Deixar cozer mais um pouco. O tacho de barro conserva o calor, por isso cuidado para o arroz não cozer demais. Deve acabar de cozer na mesa. Pode rematar-se com coentros para quem aprecie.
SUBSCREVER NEWSLETTER
Subscreva a nossa newsletter e tenha as notícias no seu e-mail de segunda a sexta