Trata-se da permanência consular mais distante de toda a rede consular portuguesa, visto que Sidney e Perth têm uma distância entre si cerca de 4000 quilómetros.
O secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, José Luís Carneiro, esteve presente na inauguração da mais longa das suas permanências consulares para apoiar os emigrantes residentes na zona de Perth.
O programa de permanências consulares abrange diversos países e postos consulares e permite a realização de atendimentos descentralizados por parte dos colaboradores dos serviços consulares portugueses, que podem emitir cartões de cidadão, passaportes, realizar atos de registo civil, efetuar inscrições consulares ou prestar outros esclarecimentos.
“Graças às permanências consulares, os portugueses no estrangeiro residentes em áreas mais distantes dos serviços consulares têm acesso aos serviços públicos de forma mais cómoda”, referiu a Secretaria de Estado das Comunidades Portuguesas em comunicado.
A permanência consular em Perth tem lugar entre os dias 13 e 16 de março, na sede do Clube Português da Austrália Ocidental, localizado em Freemantle (Perth).
A presença nesta iniciativa foi um dos últimos atos da visita de José Luís Carneiro à Austrália e Nova Zelândia, que se iniciou no dia 4 de março e foi a mais extensa desde que assumiu funções. O governante visitou as cidades de Melbourne, Sidney e Perth, na Austrália, e de Auckland e Wellington, na Nova Zelândia. A viagem totalizou 46 mil quilómetros.
A comitiva oficial contou também com a presença do presidente do Instituto Camões, Luís Faro Ramos, do Embaixador de Portugal na Austrália, Paulo Cunha Alves e do cônsul Geral de Portugal em Sidney, Paulo Domingues.
Recorde-se que residem cerca de 55 mil portugueses na Austrália, enquanto na Nova Zelândia o número de cidadãos nacionais ronda os 1500.
SUBSCREVER NEWSLETTER
Subscreva a nossa newsletter e tenha as notícias no seu e-mail de segunda a sexta