Esta petição foi assinada por mais de 4000 cidadãos portugueses de todos os cantos do mundo.
A petição “Também somos portugueses” vai ser hoje discutida no plenário da República, a partir das 15 horas. Vários membros do movimento “Também somos portugueses” assistirão a esta sessão a convite da própria Assembleia da República, referem os responsáveis pela petição.
Os objetivos da petição já se encontram transcritos em vários projetos de lei. O recenseamento automático está incluído em propostas do Bloco de Esquerda, Partido Social Democrata e do Governo. Um projeto piloto de voto eletrónico está previsto numa proposta do PSD, e o governo já declarou que poderia avançar nesse sentido.
Existe também uma proposta de lei do Bloco de Esquerda propondo a gratuitidade do voto postal, e uma do voto em mobilidade por parte do governo.
“Estou muito contente por termos chegado aqui. Foi um caminho difícil, com muito trabalho, mas vai dar frutos. E não vamos ficar por aqui, vou continuar como sempre fiz a trabalhar em beneficio das comunidades portuguesas”, afirmou o conselheiro das Comunidades Portuguesas, António Cunha, primeiro signatário da petição.
“Quero agradecer a todos os recolheram assinaturas para a petição, a todos os que a assinaram e divulgaram. Foi um trabalho conjunto de muitas pessoas em todo o mundo. Este é um momento simbólico, que prova que vale a pena lutarmos pelo que acreditamos, e que as convicções e a persistência dão frutos”, realçou ainda Paulo Costa, dos movimentos “Migrantes Unidos” e “Também somos Portugueses”.
SUBSCREVER NEWSLETTER
Subscreva a nossa newsletter e tenha as notícias no seu e-mail de segunda a sexta