O ministro sul-africano dos Recursos Minerais e Energia, Gwede Mathashe, adiantou que a África do Sul pretende adquirir petróleo e gás natural extraído em Angola. A intenção foi recentemente manifestada pelo ministro ao secretário de estado angolano para Geologia e Minas, Jânio Corrêa Victor, em Perth, Austrália, à margem da conferência “Africa down under”.
Gwede Mathashe afirmou que uma missão irá deslocar-se a Luanda para encontros com o ministro angolano dos Recursos Minerais e Petróleo, Diamantino Azevedo, a fim de que o seu país possa começar a receber petróleo e gás extraído em Angola, segundo a agência noticiosa Angop.
A abertura da conferência “Africa Down Under”, que decorreu entre 4 e 6 de Setembro, foi marcada pelo discurso de Bill Repard, membro da organização, que ressaltou a importância da intervenção da Austrália no desenvolvimento do sector mineiro em África.
A delegação de Angola à conferência espera despertar o interesse das empresas australianas, de entre as quais os dois grandes grupos mineiros BHP Billiton e Rio Tinto, bem como uma série empresas mineiras de menor dimensão, para as oportunidades existentes no país, disse o secretário de Estado da Geologia e Minas.
Além do secretário de Estado para Geologia e Minas, integram a delegação membros da administração e técnicos da Empresa Nacional de Prospecção, Exploração, Lapidação e Comercialização de Diamantes de Angola (Endiama) e da Empresa Nacional de Comercialização de Diamantes de Angola (Sodiam). Fonte: MacauHub
SUBSCREVER NEWSLETTER
Subscreva a nossa newsletter e tenha as notícias no seu e-mail de segunda a sexta