A 31ª. edição do Campeonato do Mundo de pesca submarina, que decorreu este fim de semana, na vila de Sagres, recebeu cerca de 25 países entre atletas e respetivas comitivas. Portugal sagrou-se campeão do mundo no género masculino e feminino.
Os algarvios Jody Lot e Teresa Duarte sagraram-se, este fim-de-semana, Campeões do Mundo de Pesca Submarina na 31ª edição do Campeonato do Mundo de Pesca Submarina e na I Taça do Mundo de Pesca Submarina Feminina.
No feminino, a primeira prova do género decorreu no sábado com partida do Porto da Baleeira e contou com a participação de 18 atletas de 7 países – Portugal, Grécia, Espanha, Croácia, Chile, Estados Unidos da América e Equador.
Ao pódio, além de Teresa Duarte, subiram também as atletas norte americanas Rosibel Perurena, no segundo lugar, e Kelsey Albert, no terceiro.
A competição masculina realizou-se em duas jornadas com a presença de 69 atletas de 23 países. Além do português Jody Lot, também André Domingues arrecadou uma medalha, esta de prata, em luta renhida até ao final com o espanhol Xavier Blanco que acabou no terceiro lugar do pódio. Na prova coletiva, Espanha conseguiu a melhor pontuação no somatório dos dois dias de competição dos seus atletas, com Portugal a conquistar o segundo lugar e a seleção Chilena o terceiro.
Esta iniciativa, organizada pela Federação Portuguesa de Atividades Subaquáticas (FPAS), sob a alçada da Confederação Mundial das Atividades Subaquáticas (CMAS) e em parceria com a Câmara Municipal de Vila do Bispo, teve como objetivo promover a prática da pesca submarina, desconstruindo alguns mitos relacionados com este desporto. Neste sentido, em prova só são permitidas capturas das espécies com valor desportivo, com limites mínimos de peso e quotas por espécie. Todas as capturas realizadas, perto de duas toneladas, foram oferecidas ao Banco Alimentar Contra a Fome e à Santa Casa da Misericórdia de Vila do Bispo.
SUBSCREVER NEWSLETTER
Subscreva a nossa newsletter e tenha as notícias no seu e-mail de segunda a sexta