As recomendações do estudo da Caritas passam por assegurar a não discriminação e igualdade de oportunidades para todos os migrantes em Portugal, promovendo boas condições de trabalho, entre outras medidas de integração.
Portugal é dos países onde a imigração desempenha um papel particularmente importante, a par da Bulgária, da Eslováquia e de Itália, devido a um historial de forte emigração, defende um estudo a apresentar pela Caritas, em Lisboa.
O trabalho, parte de um projeto europeu e que foi apresentado esta semana, pretende chamar a atenção das instituições, em vésperas de eleições europeias, para a necessidade de políticas e sociedades acolhedoras, assentes no princípio da solidariedade global.
De acordo com o estudo “Casa Comum”, os migrantes, em geral, contribuem mais do que retiram do sistema.
“Em alguns países, as suas contribuições são maiores e mais visíveis na gastronomia e na arte”, lê-se no relatório, que cita Portugal, Itália e países de leste neste contexto.
Todos os países recebem “influxos significativos de remessas”, sendo que em muitos o valor que entra no país é maior do que aquele que sai, casos da República Checa, Eslovénia, Bulgária e Portugal, segundo a mesma fonte.
“Estas são mais importantes para países em situação económica mais precária, contribuindo significativamente para o Produto Interno Bruto (PIB) e o crescimento económico”, lê-se no documento.
A Caritas frisa que a principal conclusão do relatório para Portugal é que migrar é um direito e as migrações representam “um benefício para todos”.
A publicação “Casa Comum – Migrações e Desenvolvimento em Portugal” foi apresentada no Museu de Etnologia e tem autoria de Pedro Góis, investigador do Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra.
Em Portugal, a população imigrante é constituída por 416.000 pessoas, maioritariamente oriundas do Brasil, Cabo Verde, Ucrânia, Roménia, Reino Unido, China, Angola, França, Guiné Bissau e Itália, segundo os dados apresentados.
SUBSCREVER NEWSLETTER
Subscreva a nossa newsletter e tenha as notícias no seu e-mail de segunda a sexta