Portugal enviou esta terça-feira para a fronteira da Polónia com a Ucrânia, dois camiões com bens para o alojamento temporário de emergência, material médico e medicamentos.
O Ministério da Administração Interna (MAI) informou que foram enviados cinco mil rações alimentares, 500 ‘kits’ de cozinha, 3.600 utensílios de cozinha em inox e 4.050 utensílios descartáveis, para o apoio no alojamento temporário dos refugiados que cheguem à fronteira com a Polónia.
Nos dois camiões enviados pela Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC), ao abrigo do Mecanismo Europeu de Proteção Civil, foram ainda 500 esteiras, 500 ‘kits’ de higiene, mil cobertores e fronhas, e 850 lençóis.
Em termos de equipamento médico, Portugal enviou 204 mil unidades de medicamentos de uso hospitalar e ambulatório, como antibióticos, medicamentos para a dor e soros, e 416 mil seringas e agulhas.
Caravana Solidária de apoio à Ucrânia continua a angariar fundos
Partiu também esta terça-feira (8) com destino à Polónia e pretende trazer consigo 200 refugiados a Caravana Solidária, iniciativa criada por um grupo de amigos, mas que cedo “cresceu para outras dimensões” e deu origem a um crowdfunding para apoiar a viagem.
“Neste momento contamos com uma frota de 16 carrinhas de 7 e 9 lugares, um mini-bus de 27 lugares e dois autocarros: de 50 lugares (cedido pela Câmara Municipal de Odivelas) e outro de 70 lugares (cedido pela Câmara Municipal de Torres Novas)”, explica a organizadora da campanha, Mariana Bueri, na sua página.
Mariana adianta também que a caravana integra uma comitiva diplomática, um corpo médico e tradutores para apoiar a missão no terreno. “Toda esta frota irá também carregada de bens para descarregar em centros de apoio com os quais já estamos em contato”
A campanha de angariação de fundos lançada através da plataforma GoFundMe tem como meta reunir cerca de 8 mil euros para assegurar despesas “desde gasolina a portagens, a refeições e estadias dos condutores e das famílias que recolhermos no local.”
“Todos os nossos voluntários e condutores irão financiar parte da viagem do seu próprio bolso e através de gentis contribuições de outros amigos e familiares, mas infelizmente ainda não é suficiente para financiar as viagens dos autocarros, essenciais para conseguirmos trazer o máximo de pessoas possível. É neste sentido que contamos convosco.”
SUBSCREVER NEWSLETTER
Subscreva a nossa newsletter e tenha as notícias no seu e-mail de segunda a sexta
Saiba mais sobre a missão desta caravana solidária aqui:
https://gf.me/v/c/gfm/caravana-solidaria-apoio-humanitario-ucrania