Portugal, que se tem destacado no setor do têxtil lar pela sua capacidade inovadora, vai apresentar, pela primeira vez, uma mostra de produtos sustentáveis na Heimtextil, a maior feira mundial que começa terça-feira, em Frankfurt.
Na Heimtextil, que celebra 50 anos, vão estar presentes 78 empresas portuguesas que vão ocupar 5.800 metros quadrados de espaço de exposição. Portugal é o décimo maior país a expor nesta feira e cresceu, na última década, cerca de 45% em área ocupada.
«A indústria portuguesa caracteriza-se sobretudo por fornecer roupa de cama e banho e é, na Europa, a principal a desempenhar esta função», sublinhou Cristina Motta, representante oficial da feira de Frankfurt para Portugal.
«Nesta feira, as empresas encontram clientes de todo o mundo, da Europa aos Estados Unidos da América. Portugal especializou-se no “private label” e, ao fornecer para terceiros, cumpre com todos os critérios de exigência das mais importantes marcas internacionais», revelou à agência Lusa.
A Heimtextil é a feira de têxtil lar mais importante a nível mundial. Reúne mais de 3.000 expositores de 65 países, contando com mais de 67.000 visitantes de 156 países.
«Reveste-se de uma importância particular para as empresas portuguesas, temos uma indústria de têxtil lar muito forte, não muito conhecida em Portugal porque é orientada sobretudo para o fabrico para outras marcas», adiantou Cristina Motta.
A representante acrescentou que «a feira celebra 50 anos de existência e Portugal está presente há mais de 40″, sublinhando que “o pior ano das últimas duas décadas terá sido o de 2010, [que] foi mau para empresas de todo o mundo e as portuguesas não escaparam».
«No entanto, a partir daí houve uma recuperação francamente positiva, todos os anos têm aumentado o número de empresas e a área», reforçou.
Além disso, conseguiu ser o país com «mais capacidade de inovação, fornecendo um serviço completo».
«Neste momento vemos que Portugal, quer no têxtil lar, quer no vestuário, está a posicionar-se na liderança no futuro próximo, isto é, encontrar soluções para a economia circular e para a sustentabilidade», destacou a representante oficial da feira de Frankfurt para Portugal.
A Associação Selectiva Moda em conjunto com o centro tecnológico CITEVE, que desenvolvem o projeto “Green Circle”, vão ter, pela primeira vez, um stand de produtos inovadores de têxtil lar focados nos princípios da sustentabilidade e da economia circular.
A Heimtextil decorre em Frankfurt entre 7 e 10 de janeiro e terá a visita do secretário de Estado Adjunto e da Economia, João Correia Neves, no dia 8.
SUBSCREVER NEWSLETTER
Subscreva a nossa newsletter e tenha as notícias no seu e-mail de segunda a sexta