Portugal impôs uma quarentena obrigatória de 14 dias aos viajantes em qualquer meio de transporte da Grã-Bretanha, Brasil, África do Sul, bem como países com 500 casos de COVID-19 ou mais por 100 mil habitantes.
A lista também inclui Bulgária, República Checa, Chipre, Eslovênia, Estônia, França, Hungria, Itália, Malta, Polônia e Suécia.
A medida é válida durante todo o período do estado de emergência, que vai até 15 de abril, durante o qual os passageiros só podem fazer “viagens essenciais”, segundo comunicado do Ministério da Administração Interna.
SUBSCREVER NEWSLETTER
Subscreva a nossa newsletter e tenha as notícias no seu e-mail de segunda a sexta
Os passageiros terão que apresentar o teste PCR (reação em cadeia de polimerase) negativo, ou fazer no aeroporto, caso em que terão que “esperar o resultado lá dentro”, disse o ministério.
“Está limitada a circulação entre Portugal e Espanha ao transporte internacional de mercadorias, de trabalhadores transfronteiriços e de caráter sazonal devidamente documentados, e de veículos de emergência e socorro e serviço de urgência, não sendo permitidas deslocações para efeitos de turismo”, acrescentou.