O mercado português tem agora uma linha de louça descartável de base biológica feita a partir de farelo de trigo, desenvolvido e fabricado pela empresa polaca Biotrem.
A louça descartável totalmente biodegradável é produzida a partir do farelo de trigo comprimido – um subproduto comumente disponível no processo de moagem de cereais – e entrou no mercado português através da Soditud. Uma tonelada de farelo de trigo pode ser transformada em até 10 mil pratos, tigelas ou copos.
A nova linha de produtos descartáveis feitos de farelo de trigo são uma alternativa à maioria dos utensílios de mesa descartáveis feitos de plástico, papel e até mesmo alguns produtos de base biológica processados quimicamente, cuja produção e utilização têm uma pegada ambiental elevada.
«Como os nossos produtos são feitos de farelo de trigo comestível, pode comê-los com segurança. A não ser que tenha alergia ao trigo ou sofra de doença celíaca. Por isso, já estamos a criar uma versão sem glúten dos nossos produtos», explicou Artur Bednarz, da Biotrem, em entrevista ao site UniPlanet.
Segundo o responsável, os produtos são «totalmente biodegradáveis através de compostagem em apenas 30 dias. Por comparação, um prato de plástico descartável precisa de mais de 500 anos para degradação», acrescenta.
SUBSCREVER NEWSLETTER
Subscreva a nossa newsletter e tenha as notícias no seu e-mail de segunda a sexta