A nova licenciatura em Gastronomia, que arrancou com 20 vagas, é única no país.
A licenciatura em Gastronomia foi lançada oficialmente em Coimbra, numa sessão presidida pela secretária de Estado do Turismo, Ana Mendes Godinho. Trata-se de um projeto que resulta de uma parceria entre a Escola Superior de Educação de Coimbra (ESEC), as Escolas Superiores Agrária, Tecnologia e Gestão e de Tecnologias da Saúde, do Politécnico de Coimbra e a Escola de Hotelaria e Turismo de Coimbra, do Turismo de Portugal.
Durante o evento de lançamento que decorreu no auditório da Escola Superior de Educação de Coimbra, estiveram presentes o presidente do Turismo de Portugal, Luís Araújo, o presidente da Turismo do Centro, Pedro Machado, e a vereadora da Cultura e Turismo da Câmara Municipal de Coimbra, Carina Gomes.
Esta formação de 1.º ciclo pretende, segundo os promotores, dar resposta a uma nova necessidade formativa no ensino superior resultante das exigências socioeconómicas actuais, num mercado cada vez mais exigente e competitivo na oferta de recursos endógenos que salientem a identidade do espaço territorial.
“A gastronomia revela-se hoje como uma área de procura crescente e de receitas expressivas exigindo abordagens sustentadas no conhecimento aprofundado, decorrente da investigação e produção de conhecimento científico, a nível nacional e internacional. Neste sentido, importa formar profissionais capazes de dar resposta às constantes mudanças no comportamento do consumidor, dotando-os de pensamento estratégico ao nível da organização e gestão de produtos gastronómicos, com ênfase na sustentabilidade, criatividade e tradição”, refere o portal da ESEC.
Por sua vez, o presidente da ESEC, Rui Mendes, apontou recentemente a nova licenciatura em Gastronomia como “um modelo que a tutela deveria olhar com maior atenção” e que poderá “ser implementado em outras instituições de ensino”.
SUBSCREVER NEWSLETTER
Subscreva a nossa newsletter e tenha as notícias no seu e-mail de segunda a sexta