A reunião de lançamento deste sistema europeu realizou-se em Budapeste e contou com a presença do secretário de Estado da Juventude e do Desporto, João Paulo Rebelo.
Portugal lidera o Sistema Europeu de Monitorização da Atividade Física e do Desporto (EUPASMOS) é um projeto pioneiro na Europa que pretende definir as políticas desportivas públicas mais ajustadas.
“Pela primeira vez na Europa foi possível desenvolver um sistema integrado de monitorização da atividade física e do desporto através de colaboração conjunta dos Estados-Membros e das múltiplas entidades europeias, desde logo a própria Comissão Europeia e a Organização Mundial de Saúde, de forma a poder, a partir da recolha e análise da informação, promover um melhor ajustamento da políticas públicas europeias, mas sobretudo, das políticas desportivas nacionais”, refere o secretário de Estado, em comunicado.
João Paulo Rebelo adiantou que este projeto vai criar “um quadro conceptual europeu de recolha e análise da informação, novas ferramentas de trabalho neste domínio e documentos de suporte que permitirão, num futuro próximo, a sua implementação em todos os países da União Europeia”.
Nesse sentido, adiantou, será possível, “pela primeira vez a nível mundial, criar um sistema integrado de recolha de informação que trará inúmeras vantagens para o setor do desporto bem como para outros setores da sociedade”.
Portugal, através do Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ), vai coordenar este projeto europeu, que culminará com a implementação da segunda fase, no início de 2020, com a generalização do sistema a todos os países europeus.
João Paulo Rebelo disse ainda que Portugal está a desenvolver o sistema de monitorização da atividade física e desportiva que será integrado com o sistema europeu.
SUBSCREVER NEWSLETTER
Subscreva a nossa newsletter e tenha as notícias no seu e-mail de segunda a sexta