De acordo com o relatório da Associação Internacional de Congressos e Incentivos, relativo a 2017, Portugal mantém a sétima posição no ‘ranking’ europeu dos países que mais recebe e organiza congressos e convenções. No ranking mundial, Portugal ocupa a 11ª posição.
Cascais é a vila que mais se destaca, tendo subido 12 lugares no ranking europeu e 26 posições no ranking mundial, ocupando agora as posições 60 e 108 respetivamente. Lisboa mantem-se nos dez primeiros lugares do ranking europeu e mundial, onde permanece no oitavo lugar da tabela europeia e no nono da classificação mundial. Já a cidade do Porto ocupa a posição 22 na classificação europeia e 34 na tabela mundial.
Com o objetivo de projetar a imagem de Portugal, ampliar a notabilidade do destino nos mercados internacionais e gerar novas procuras e atratividades ao longo de todo o ano, a organização e realização de eventos – de cariz empresarial, motivacional ou de lazer – é um dos ativos da Estratégia Turismo 2027.
Em 2017, o Fundo de Captação de Eventos Corporativos e Congressos Internacionais do Turismo de Portugal apoiou 61 eventos em todo o país, e para este ano encontram-se marcados cerca de 97 eventos. Destes, 11 eventos serão realizados nas zonas atingidas pelos incêndios do ano passado.
Para Ana Mendes Godinho, a Secretária de Estado do Turismo, «estes números demonstram a cada vez maior atratividade de Portugal como destino de congressos e eventos, produto que permite alargar a procura ao longo de todo o ano e de todo o território».
SUBSCREVER NEWSLETTER
Subscreva a nossa newsletter e tenha as notícias no seu e-mail de segunda a sexta