O SKA será composto por 2.500 antenas e terá capacidade para rastrear mil milhões de galáxias.
O ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Manuel Heitor, em Roma, a convenção que cria o observatório astronómico “Square Kilometre Array” (SKA), um projeto com participação portuguesa para construir e operar o maior telescópio do mundo.
«Trata-se de uma iniciativa intragovernamental cujo objetivo é construir e operar o SKA, aquele que será o maior radiotelescópio do mundo envolvendo mil investigadores e engenheiros, 270 empresas e centros de investigação e 20 países e com o qual se desenvolverá o estudo das ondas gravitacionais e teste às teorias de Einstein, a compreensão da evolução do Universo, o mapeamento de centenas de milhões de galáxias e a procura de sinais de vida no Universo», divulgou o Ministério.
Portugal torna-se assim membro fundador do novo observatório astronómico, juntamente com a África do Sul, Austrália, China, Itália, Holanda, Nova Zelândia, Reino Unido e Suécia.
De acordo com o Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, a convenção assinada esta semana «ganha especial relevância» para Portugal após a aprovação em Conselho de Ministros da criação da Agência Espacial Portuguesa. Um dos objetivos será «impulsionar o panorama espacial europeu e internacional através de uma cooperação internacional, com várias agências e organizações espaciais».
SUBSCREVER NEWSLETTER
Subscreva a nossa newsletter e tenha as notícias no seu e-mail de segunda a sexta