Portugal vai abrir em 2020 uma embaixada na Costa do Marfim, confirmou o ministro dos Negócios Estrangeiros no Parlamento, adiantando que o anúncio formal vai ser feito pelo Presidente da República durante a visita àquele país africano.
«Disse na Costa do Marfim quando lá estive, no mês passado, e o Presidente da República di-lo-á, com outra solenidade, [quinta-feira], quando iniciar a sua visita de Estado, que durante o ano de 2020 Portugal abrirá representação diplomática em Abidjan», disse o ministro Augusto Santos Silva perante a comissão de Negócios Estrangeiros e Comunidades Portuguesas da Assembleia da República.
O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, chegou ontem à noite à Costa do Marfim para uma visita de Estado de dois dias destinada a reforçar as relações bilaterais.
Santos Silva respondia ao deputado Paulo Neves, do PSD, que saudou a prioridade atribuída a África na preparação da próxima presidência portuguesa da União Europeia (UE), no primeiro semestre de 2021, e o instou a «reforçar rapidamente a rede diplomática no continente africano», citando uma série de países, entre os quais a Costa do Marfim.
O ministro defendeu uma resposta «mais gradualista», declarando-se satisfeito por não ter fechado qualquer embaixada e, numa aparente referência a encerramentos de representações diplomáticas no passado, advertiu contra a contradição de «num momento fechar e no momento seguinte querer abrir às meias dúzias».
Portugal e a Costa do Marfim estabeleceram relações diplomáticas em 1975 e, em 1989, foi aberta a embaixada portuguesa em Abidjan por ocasião de uma visita de Estado do Presidente Mário Soares.
A embaixada portuguesa foi depois encerrada, em 2000, no quadro de uma reestruturação das missões diplomáticas e também devido à situação de instabilidade na Costa do Marfim.
Os dois países acordaram em 2015 abrir embaixadas em Lisboa e Abidjan, acordo que a Costa do Marfim aplicou em 2016 com a abertura de uma representação diplomática em Portugal.
SUBSCREVER NEWSLETTER
Subscreva a nossa newsletter e tenha as notícias no seu e-mail de segunda a sexta