Lisandro Cuxi é filho de pais cabo-verdianos e nasceu em Portugal. Foi ele quem recolheu 32,4% dos votos do público, selando assim uma vitória que, outrora, tinha ficado pelo caminho, quando acabou em terceiro lugar na versão infantil do programa.
Ao longo das provas, o jovem interpretou músicas de músicos como Bruno Mars, Rihanna, Beyoncé ou Justin Timberlake.
“Quando foi anunciada a minha vitória pensei na minha mãe, irmã e no meu mentor. Foi uma sensação muito estranha. Num primeiro momento achei que nada daquilo era verdade (…) Cresci muito. Ganhei em maturidade”, disse Lisandro após a vitória do programa de talentos.
Na última gala, o jovem cantou ao lado do cantor de música pop M. Pokora, seu mentor ao longo da prova.
Primeiro single fala de Cabo Verde
Depois de ganhar o programa, Lisandro lançou o primeiro single intitulado “Danser”, no qual diz que quer “fazer dançar Cabo Verde”.
“Este single fala de Cabo Verde, diz que nunca conheci Cabo Verde porque nunca fui lá, só ouvia falar por causa dos meus avós e que vou fazer dançar Cabo Verde. Nunca meti o pé lá e um dia vou estar lá. É um sonho lá ir”, disse à agência Lusa o jovem cantor.
Pouco antes do refrão, pode ouvir-se, em referência a Cabo Verde, “Je te promets que je viendrai te rencontrer. Mon île adorée, je sais déjà qu’on va s’aimer” («Prometo-te que virei encontrar-te. Minha ilha adorada, já sei que nos vamos amar”).
O jovem, que está no 11.º ano, tem o sonho de ser cantor e está em digressão, em França, com os finalistas de The Voice, até ao dia 16 de julho.
“É realmente um sonho ter vencido o programa. Lutei por esta vitória e ainda nem consigo acreditar que ganhei”, afirmou.
Como troféu, o cantor conseguiu um contrato de um ano na editora Universal Music para lançar um primeiro álbum e já tem “muitas ideias”.
“Vai ser um álbum em francês com uma batida groove, sons urbanos, com um pouco de ‘variété française’, pop americano e gostava muito de fazer uma canção onde tivesse algumas palavras em português, pelo menos, no refrão”, contou.
O cantor, que nasceu no bairro de Zambujal, no concelho da Amadora, vive em Cannes, no sul de França, começou a cantar com 12 anos e aprendeu com a irmã, a cantora Soraia Ramos.
SUBSCREVER NEWSLETTER
Subscreva a nossa newsletter e tenha as notícias no seu e-mail de segunda a sexta