A Fundação Luso-Americana para o Desenvolvimento (FLAD) organiza um encontro de legisladores luso-americanos, que se reúnem com políticos e empresários portugueses para discutir as oportunidades entre os dois países.
O “Luso-American Legislators’ Dialogue”, que está a decorrer pela terceira vez, conta com a maior delegação de luso-americanos eleitos, cerca de duas dezenas, incluindo os congressistas Devin Nunes e Jim Costa, que juntam-se a políticos e empresários nacionais para debater as oportunidades e os desafios que se colocam ao relacionamento entre Portugal e os EUA.
No encontro, participam ainda o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, a ministra do Mar, Ana Paula Vitorino, o líder do PSD, Pedro Passos Coelho, e o ex-Presidente Jorge Sampaio.
O presidente da FLAD, Vasco Rato, disse que o objetivo é “aproximar os legisladores de ascendência portuguesa a Portugal, criando laços entre eles e, ao mesmo tempo, levar aos seus constituintes a imagem de um Portugal moderno e aberto para o mundo”.
“Nos dois primeiros encontros em que estivemos juntos, foi possível iniciar um diálogo franco e aberto que propiciou discussões entre responsáveis políticos portugueses, entre eles membros do Governo e da oposição, e congressistas, senadores e legisladores estaduais de raízes portuguesas eleitos nos EUA”, continuou o responsável.
Além do republicano Devin Nunes e do democrata Jim Costa, estão presentes congressistas e senadores estaduais como Daniel da Ponte, Rosa Rebimbas, António F. D. Cabral ou Alan Silvia, e líderes comunitários como Diniz Borges, oriundos dos estados de Rhode Island, Califórnia, Connecticut e Massachusetts.
Hoje, o discurso de encerramento do evento está a cargo de Marcelo Rebelo de Sousa e o jantar de despedida contará com a presença do ex-presidente Jorge Sampaio.
SUBSCREVER NEWSLETTER
Subscreva a nossa newsletter e tenha as notícias no seu e-mail de segunda a sexta