Portugueses já sentem aumento dos preços nos supermercados do Luxemburgo

Por Tiago Rodrigues, in Contacto.lu

O aumento dos preços nos produtos dos supermercados também já se faz sentir no Grão-Ducado.

O jornal Contacto visitou três superfícies comerciais, comparou preços e falou com portugueses que começam a fazer contas ao fim do mês para as compras da casa.

Natália Pinto trocou Famalicão pelo Luxemburgo há 40 anos e, desde então, sempre fez as suas compras no Cactus. A portuguesa de 58 anos vive com o marido em Contern, mas prefere ir àquele supermercado em Howald, na comuna de Hesperange, pelo menos uma vez por semana. “Às vezes duas, se faltar alguma coisa”, conta.

Durante a pandemia, já tinha notado alguma diferença nos preços dos produtos, mas nos últimos dois meses, desde o início da guerra na Ucrânia, reparou que “houve um aumento muito grande”.

É na secção dos peixes frescos que Natália mais sente a diferença. “A subida dos preços tem-se notado muito. Mesmo o peixe está a um preço enorme. Um peixe que custava 18 euros, agora custa 30 euros o quilo. Até mesmo peixes como a dourada, que eram mais baratos, agora estão caríssimos”, lamentou a emigrante, que trabalhava num hospital, mas está a receber uma pensão por invalidez desde que foi operada ao joelho.

No Cactus, o filete de lobo custa 15,80 euros/quilo, o lombo de bacalhau fica a 31 euros/quilo, o filete de tamboril a 35 euros/quilo e o lombo de salmão chega aos 49,90 euros/quilo.

De facto, o peixe fresco foi o produto cujo preço sofreu maior aumento no último ano. Segundo o Statec, o peixe ficou 20,6% mais caro entre março de 2021 e o mês homólogo deste ano. Só em março de 2022, o aumento foi de 3,6%, acompanhando uma subida geral dos preços dos produtos alimentares de 1,22% nesse mês, superior à evolução do índice geral do consumidor (+1%). Uma dor de cabeça que se junta à crise energética causada pela guerra na Ucrânia, que tem inflacionado também os preços do gás e do gasóleo.

Leia o artigo do Jornal Contacto na íntegra.

Exit mobile version