O Presidente da República condecorou também a Associação Portuguesa de Imprensa como Membro Honorário da Ordem do Mérito.
O Presidente da República vai distinguir, ao longo dos próximos tempos, os 31 títulos da Imprensa Portuguesa que se publicam, ininterruptamente, há pelo menos um século. Foi Marcelo Rebelo de Sousa que o anunciou aos representantes desses títulos, em cerimónia solene que decorreu no dia 25 de Abril, na Sala do Embaixadores do Palácio de Belém.
“Não sendo possível, na mesma cerimónia, galardoar todas as vossas instituições – isso será feito, paulatinamente, ao longo dos próximos meses e anos –, havia que, simbolicamente, agraciar o vosso mérito, a vossa tenacidade, a vossa resistência. Nada melhor do que condecorar a Associação Portuguesa de Imprensa. Por isso, esta condecoração à API é uma condecoração a todos vós”, afirmou o Presidente.
Marcelo Rebelo de Sousa salientou a diversidade dos títulos centenários, em termos geográficos e de tipo de publicação, dizendo fazer todo o sentido “no dia da Liberdade homenagear o exercício de uma liberdade fundamental, inscrita na Constituição, mas inscrita sobretudo na vivência cívica nacional”.
Situação da imprensa em Portugal é preocupante
O Presidente da República mostrou estar bem informado sobre a crise que afeta a Imprensa portuguesa.
“Conhecendo bem o sector, acompanho as vossas vicissitudes. Sei bem como é difícil a produção, como é muito difícil a distribuição, como é um problema cada vez mais grave a publicidade – e, portanto, a sobrevivência económica e financeira da Imprensa Portuguesa.
Por isso a minha segunda palavra é de preocupação. Homenageio a vossa coragem, a vossa determinação, a vossa persistência, mas estou seriamente preocupado com o panorama da Imprensa em Portugal. E preocupado não por falta de liberdade e de criatividade, não por falta de determinação, mas porque as condições económicas e financeiras são cada vez mais limitativas. E são-no nas publicações em papel e na sua versão eletrónica”, realçou, sublinhando que “o Governo está atento a este problema, mas o problema impõe medidas que permitam ir ao encontro das vossas aspirações e das vossas necessidades”.
Marcelo Rebelo de Sousa referiu depois que, não sendo possível, nesta cerimónia, galardoar todas os títulos centenários, decidiu distinguir a Associação Portuguesa de Imprensa enquanto sua representante, mas também por mérito próprio da API e “da sua liderança dinâmica”.
E esclareceu, dirigindo-se aos representantes dos títulos centenários: “Mas é uma condecoração a todos vós e àqueles que todos os dias convosco permitem esse milagre que é recriar a imprensa em Portugal”.
SUBSCREVER NEWSLETTER
Subscreva a nossa newsletter e tenha as notícias no seu e-mail de segunda a sexta