O cidadania já era garantida pela legislação portuguesa desde 2015, mas o empresário Nertan Ribeiro foi o pioneiro a utilizar a ferramenta no Brasil.
O cearense Nertan Ribeiro tornou-se o primeiro brasileiro a obter cidadania portuguesa ao comprovar a descendência de judeus sefarditas, em 2016.
Segundo o jornal brasileiro Tribuna do Ceará, o empresário confirmou o seu parentesco com judeus sefardistas ao consultar um especialista em árvores genealógicas. Os antepassados de Nertan viveram na Península Ibérica – Portugal e Espanha – no fim do século XV. Devido à perseguição religiosa empreendida pelo Estado e pela Santa Inquisição, muitos deles acabaram por fugir para outros países, como o Brasil.
Com o estudo genealógico nas mãos, Ribeiro iniciou o processo para requisição da dupla nacionalidade. Ele também precisou de um certificado oficial emitido pela Comunidade Israelita. Em oito meses, o empresário conquistou o seu objetivo e passou oficialmente a ser cidadão português.
«Foi uma forma que encontrei de homenagear meu falecido pai e também de fixar residência em Portugal», explicou Nertan ao jornal brasileiro.
Foto em destaque ©Tribuna do Ceará
SUBSCREVER NEWSLETTER
Subscreva a nossa newsletter e tenha as notícias no seu e-mail de segunda a sexta