Produtos portugueses promovidos em feira de legumes na Alemanha

A Portugal Fresh vai promover, com cerca de 30 empresas, associações e parceiros, as frutas e legumes nacionais na Fruit Logistíca, uma feira empresarial do setor, que decorre entre 5 e 7 de abril, em Berlim.

No total, estarão presentes mais de 30 empresas, associações e parceiros, num ‘stand’ com cerca de 300 metros quadrados.

Segundo dados avançados pela Portugal Fresh, o setor das frutas, legumes e flores representa 3.841 milhões de euros, mais 17% face a 2020 e cerca de 40% do setor agrícola.

Em 2021, as exportações deste setor ultrapassaram, pela primeira vez, a barreira dos 1.700 milhões de euros.

Perante a escalada energética, a Portugal Fresh — Associação para a Promoção das Frutas Legumes e Flores de Portugal acredita que a promoção internacional assume “maior relevância”, podendo contribuir “para a valorização dos produtos nos mercados externos”.

Citado no mesmo documento, o presidente da Portugal Fresh, Gonçalo Santos Andrade, defendeu que o regresso a Berlim, num cenário de pandemia e seca, a que acresce o conflito na Ucrânia, reforça a necessidade de defender a distribuição equilibrada da cadeia alimentar.

“Os produtores devem ser justamente remunerados pelo seu trabalho […]. Assim, face à escalada de preços dos fatores de produção, valorizar o que produzimos fora de Portugal é também uma forma de aumentar o valor dos nossos produtos”, defendeu.

Esta associação defende ainda que o executivo deve atualizar o Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) face a esta nova realidade, dando resposta “às reais necessidades” das empresas.

A participação realiza-se no âmbito do projeto comum de internacionalização 2022/2023 da associação, com uma dotação de quase um milhão de euros, que é apoiado pelo Portugal 2020.

Criada em dezembro de 2010, a Portugal Fresh tem 87 sócios, que representam 4.500 produtores portugueses.

 

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