Comunidades Lusófonas
  • Início
  • Comunidades Portuguesas
  • Lusofonia
  • Política
  • Economia
  • Turismo e Viagens
  • Gastronomia e Vinhos
  • Cultura
  • Desporto
  • Início
  • Comunidades Portuguesas
  • Lusofonia
  • Política
  • Economia
  • Turismo e Viagens
  • Gastronomia e Vinhos
  • Cultura
  • Desporto
Sem Resultafos
Ver tudo
Comunidades Lusófonas - Notícias de Portugal e Lusofonia
Sem Resultafos
Ver tudo
Angola: Embaixador português realça “aposta vencedora” na formação profissional

Angola: Embaixador português realça “aposta vencedora” na formação profissional

Fevereiro 19, 2021
906
Bairro à Portuguesa Hong Kong

Hong Kong: ”Bairro à Portuguesa” uma loja completa de produtos portugueses de qualidade

Fevereiro 19, 2021
902
Cabo Verde

Cabo Verde: Programa financiado pelo Luxemburgo alargado aos municípios do Sal e Tarrafal de Santiago

Fevereiro 19, 2021
905
Autárquicas

Autárquicas: AR discute no final de março projeto do PSD para adiar eleições

Fevereiro 19, 2021
907
azeitona

Produção de azeitona cai 25%, mas deverá ser a 6.ª mais produtiva em 80 anos

Fevereiro 19, 2021
904
Aveiro

Saiba como serão as viagens em 2021

Fevereiro 19, 2021
902
Universidade do Minho

Portal junta 1,4 milhões de exemplares das bibliotecas e arquivos da UMinho

Fevereiro 19, 2021
907
Champions: FC Porto somou primeira vitória face à Juventus

Champions: FC Porto somou primeira vitória face à Juventus

Fevereiro 19, 2021
906
Apoiar Rendas

Fisco vai ceder dados para validar o Apoiar Rendas

Fevereiro 19, 2021
907
Paula Alves

EUA: A portuguesa Paula Alves eleita para academia norte-americana de engenharia

Fevereiro 19, 2021
913

Próximos concertos da Orquestra Sinfónica Portuguesa vão ser transmitidos ‘online’

Fevereiro 4, 2021
em Cultura
0
Orquestra Sinfónica Portuguesa

A Orquestra Sinfónica Portuguesa (OSP) vai transmitir ‘online’ os seus dois próximos concertos, através da rede social Facebook e da plataforma Youtube, anunciaram hoje os serviços do Teatro Nacional de S. Carlos (TNSC).

As transmissões ‘online’ inserem-se na iniciativa “São Carlos volta a sua casa”, com programações a transmitir às sextas-feiras, às 21:00, e, aos domingos, às 16:00. Refira-se que o concerto de abertura da temporada foi também transmitido ‘online’, no passado dia 27 de janeiro.

O concerto do próximo domingo reúne a soprano Ana Quintans, o barítono Luís Rodrigues e a maestrina titular da OSP, Joana Carneiro, em torno de Gustav Mahler. Dois dias antes, são os 265 anos do nascimento de Wolfgang Amadeus Mozart, em 27 de janeiro de 1756, em Salzburgo, que constituem o motivo da celebração.

SUBSCREVER NEWSLETTER
Subscreva a nossa newsletter e tenha as notícias no seu e-mail de segunda a sexta

Email Marketing by E-goi
Ao subscrever, a informação partilhada será usada de acordo com a Política de Privacidade

Este concerto da OSP, inteiramente dedicado a Mozart, conta com o violinista Hugues Borsarello e o violetista Gérard Caussé, como solistas, o maestro Pedro Neves, na direção, e será transmitido na próxima sexta-feira às 21:30.

O programa inclui o Concerto n.º 4 em Ré Maior, para violino e orquestra, composto em 1775, e a Sinfonia Concertante em Mi bemol Maior, para violino, viola d’arco e orquestra, composta em 1779, durante uma digressão europeia de Mozart.

O maestro Pedro Neves, atual diretor artístico e maestro titular da Orquestra Metropolitana de Lisboa, é também maestro titular da Orquestra Clássica de Espinho, e professor na Academia Nacional Superior de Orquestra da Metropolitana.

Natural de Águeda, no distrito de Aveiro, Pedro Neves foi maestro titular da Orquestra do Algarve (2011/2013), maestro associado da Orquestra Gulbenkian, entre 2013 e 2018, sendo convidado regularmente para dirigir esta orquestra, assim como a Sinfónica do Porto-Casa da Música, a Filarmonia das Beiras, a Orquestra Clássica do Sul, a Orquestra Clássica da Madeira, as sinfónicas brasileiras do Estado de São Paulo e de Porto Alegre, a Orquestra Filarmónica do Luxemburgo e a Real Filarmonia da Galiza.

Hugues Borsarello já trabalhou com a Orquestra Metropolitana de Lisboa e, segundo o TNSC, “as suas interpretações de Mozart já fizeram evocar as do lendário Arthur Grumiaux (1921-1986)”, recordando que a integral dos concertos do compositor austríaco pelo violinista, em 2014, “obtiveram enorme aplauso”. Hugues Borsarello, que estudou no Conservatório Nacional Superior de Música de Paris, toca num violino V. Ruggieri de 1695, adianta o TNSC.

Borsarello fundou com os músicos Laurent Manaud-Pallas, Arnaud Thorette e Gauthier Herrmann o quarteto Volta, cujo primeiro disco, editado em 2016, foi dedicado a Mozart.

O violetista Gérard Caussé, por seu turno, “tem-se apresentado como intérprete em recitais a solo, como integrante de conjuntos de câmara, como solista com importantes orquestras e como protagonista de elogiadas gravações”.

O repertório de Gérard Caussé estende-se de Bach à contemporaneidade. Como membro fundador e viola solista do Ensemble Intercontemporain, de Pierre Boulez, foi dedicatário de vários concertos.

O outro concerto, no próximo domingo, às 16:00, apresenta, em versão de câmara, o ciclo de canções “Des Knaben Wunderhorn” (“A Trompa Mágica do Rapaz”, em tradução literal), de Gustav Mahler, sob a direção de Joana Carneiro, com os cantores Ana Quintans e Luís Rodrigues. Este programa foi apresentado em Almada, em outubro último, e no TNSC, em Lisboa, no passado dia 14 de janeiro.

“Des Knaben Wunderhorn”, explica o TNSC, “é o título de uma coletânea de poemas que inspiraram Gustav Mahler durante grande parte da sua vida”, incluindo-os em vários ciclos, nomeadamente este grupo de doze canções para soprano ou barítono.

Licenciada em Escultura, Ana Quintans estudou Canto na Escola de Música do Conservatório Nacional, em Lisboa, e no Flanders Operastudio, em Gent, na Bélgica como bolseira da Fundação Calouste Gulbenkian, tendo-se estreado em 2005.

A soprano já trabalhou com vários maestros e tem-se apresentado em diferentes palcos internacionais, entre os quais os da Opéra Comique e do Théâtre des Champs-Élysées, em Paris, das óperas de Lyon e Rouen, assim como no Festival d’Aix-en-Provence, em França, nos festivais de Edimburgo e de Glyndebourne e na Scottish Opera, no Reino Unido, no Concertgebouw, de Amesterdão, na Bayerische Staatsoper, em Munique, e na Alten Oper Frankfurt, na Alemanha, no Teatro Real de Madrid, no Victoria Hall, em Genebra, no Bozar em Bruxelas, no Carnegie Hall, em Nova Iorque, além dos palcos nacionais da Fundação Gulbenkian, Centro Cultural de Belém, Casa da Música, TNSC e o Festival de Música de Sintra, entre outros.

O barítono Luís Rodrigues estudou no Conservatório Nacional e na Escola Superior de Música de Lisboa, atuou no TNSC, na Fundação Calouste Gulbenkian, no Teatro Aberto, também em Lisboa, entre outros. Em 2000 recebeu o Prémio Bordalo de Imprensa para Música Erudita.

Luís Rodrigues protagonizou a estreia portuguesa da ópera “Der Kaiser von Atlantis”, de Viktor Ullmann, levada à cena pelo Ginásio Ópera no Convento dos Capuchos, em Almada.

O cantor lírico participou ainda na estreia das óperas “Outro Fim”, de António Pinho Vargas, e “Jerusalém, de Vasco Mendonça, na Culturgest. Luís Rodrigues apresenta-se também regularmente em concerto e oratória e em recitais de Música de Câmara.

As transmissões podem ser acompanhadas através da página do “facebook”, www.facebook.com/SaoCarlos , e na plataforma de partilha de vídeos YouTube www.youtube.com/saocarlos .

Deixe o seu comentário:
Partilhar44Tweet27EnviarEnviar
Anterior

Portugal: Dívida pública sobe para novo recorde de 270,4 mil ME em dezembro de 2020

Seguinte

Cabo Verde. Instituto lança concurso para concessionar espaços de turismo

Artigos Relacionados

Universidade do Minho
Cultura

Portal junta 1,4 milhões de exemplares das bibliotecas e arquivos da UMinho

Fevereiro 19, 2021
907

A Universidade do Minho (UMinho) lança hoje o portal de pesquisa Caminho, que agrega mais de 1,4 milhões de exemplares...

Ni Hao China
Cultura

A RTP marca Ano Novo Lunar Chinês com exibição da série “Ni Hao China”

Fevereiro 18, 2021
906

A emissora pública portuguesa RTP começou no sábado a transmitir uma série de documentários, chamada "Ni Hao China" (ou "Hello...

Caretos de Podence

Com o Carnaval confinado, Caretos de Podence ‘queimaram’ o novo coronavírus

Fevereiro 18, 2021
909
'Aljubarrota 1385'

Rede cultural ‘Aljubarrota 1385’ recebe apoio para desenvolver até julho de 2022 um programa turístico-cultural

Fevereiro 17, 2021
907
Cabo Verde corta em carros, arrendamentos e consultorias para equilibrar as contas públicas

Cabo Verde: Selo postal comemora 50 anos da histórica Associação Caboverdeana em Lisboa

Fevereiro 16, 2021
904
Cristiano Ronaldo completa o terceiro ciclo de vida do zodíaco chinês

Cristiano Ronaldo completa o terceiro ciclo de vida do zodíaco chinês. 2021 é o ano do boi no calendário lunar. Entenda a cultura chinesa do “boi”

Fevereiro 15, 2021
911
Seguinte
Cabo Verde

Cabo Verde. Instituto lança concurso para concessionar espaços de turismo

Filipe Nyusi

Moçambique Covid-19: Presidente Filipe Nyusi diz que o país vive “situação grave”

Entrevista

João Cravinho diz que formação de militares em Moçambique poderá começar em abril


Idioma:

Edição Online – Leitura Grátis

Receber Revista Digital (grátis)

Email Marketing by E-goi.

Ao subscrever, a informação partilhada será usada de acordo com a Política de Privacidade

Destaques

Angola: Embaixador português realça “aposta vencedora” na formação profissional

Angola: Embaixador português realça “aposta vencedora” na formação profissional

Bairro à Portuguesa Hong Kong

Hong Kong: ”Bairro à Portuguesa” uma loja completa de produtos portugueses de qualidade

Cabo Verde

Cabo Verde: Programa financiado pelo Luxemburgo alargado aos municípios do Sal e Tarrafal de Santiago

Autárquicas

Autárquicas: AR discute no final de março projeto do PSD para adiar eleições

azeitona

Produção de azeitona cai 25%, mas deverá ser a 6.ª mais produtiva em 80 anos

Aveiro

Saiba como serão as viagens em 2021

Universidade do Minho

Portal junta 1,4 milhões de exemplares das bibliotecas e arquivos da UMinho

Siga-nos nas redes sociais

Opinião

Eurico Brilhante Dias

Relançar as exportações em 2021: um contributo a partir da política fiscal

Eurico Brilhante Dias
Dantas Rodrigues

O Brexit e os empresários portugueses

Dantas Rodrigues
Luisa Pais Lowe

2021, um ano luso-esloveno

Luisa Pais Lowe
Daniel Bastos

A memória da emigração nos espaços museológicos das comunidades portuguesas

Daniel Bastos
Um português na Eslovénia

A harpa jazz que nos transporta para outros mundos

João Costa

Mais Lidas

Rendas em atraso? Eis como pedir o apoio no âmbito da Covid-19

Rendas em atraso? Eis como pedir o apoio no âmbito da Covid-19

segurança social

Prazo para pedir novo apoio social prolongado. Oito questões sobre o tema

Moodys

A Moody´s considera que os fundos da UE podem duplicar investimento público em Portugal em dois anos

Siemens Portugal equipa um dos mais modernos terminais de autocarros da Europa

Siemens Portugal equipa um dos mais modernos terminais de autocarros da Europa

ministro dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva

Santos Silva admite responsabilidades do Governo no pico da pandemia em entrevista à CNN

Facebook Instagram Twitter LinkedIn RSS

Contactos

COMUNIDADES LUSOFONAS
Rua: João de Ruão, nº 12 – Esct 121
3000-229 Coimbra (Portugal)
geral@comlusofonas.pt

REDAÇÃO
redacao@comlusofonas.pt

PUBLICIDADE
publicidade@comlusofonas.pt
publicidade@cevid.pt

Secções

  • Edições Eletrónicas
  • Comunidades Portuguesas
  • Lusofonia
  • Política
  • Economia
  • Turismo e Viagens
  • Gastronomia e Vinhos
  • Cultura
  • Desporto
  • Entrevista
  • Opinião
  • Portugal
  • Mundo

Informações

  • Estatuto Editorial
  • Ficha Técnica
  • Termos e Condições
  • Código de Ética
  • Contactos
  • Arquivo PORT.COM

© Comunidades Lusófonas - Todos os Direitos Reservados | Desenvolvido por Inovve Agência Web Design

Sem Resultafos
Ver tudo
  • Início
  • Comunidades Portuguesas
  • Lusofonia
  • Política
  • Economia
  • Turismo e Viagens
  • Gastronomia e Vinhos
  • Cultura
  • Desporto

© Comunidades Lusófonas - Todos os Direitos Reservados | Desenvolvido por Inovve Agência Web Design

Ao continuar a navegar está a concordar com a utilização de cookies neste site. Para não autorizar a sua utilização, por favor utilize as opções do seu browser e altere as definições de cookies.ACEITARPrivacidade e Cookies
Privacidade e Cookies

Cookies e Privacidade

Este website utiliza Cookies para manter informação do visitante, permitindo determinar as suas preferências, auxiliar no preenchimento de formulários, permitir o acesso a áreas privadas do website onde seja necessária autenticação, bem como recolher indicadores de performance, origem e horário dos acessos ao website.

Saiba mais sobre Cookies e como os desactivar aqui.
Necessário
Sempre activado

Este website usa cookies a fim de melhorar a experiência de utilizador, a segurança do website, e para funcionalidades básicas como login de clientes e administradores do site. Estes cookies não acedem ou guardam dados pessoais da identidade dos visitantes.

CookieTipoDuraçãoDescrição
Nenhum registo encontrado