A Madeira é este mês palco de mais uma iniciativa dedicada aos investidores da diáspora ao receber o segundo encontro intercalar, o segundo de âmbito regional, depois do realizado nos Açores, no ano passado. As iniciativas têm sido múltiplas e naturalmente louváveis. Recorde-se que, sob o lema “Conhecer para Investir”, o I Encontro de Investidores da Diáspora decorreu, em dezembro de 2016, em Sintra, registando uma elevada participação e resultados de retorno muito positivos. Depois disso já foi a vez de Viana do Castelo (2017) e Penafiel (2018) receberem a iniciativa sempre numa lógica de continuidade e consolidação dos objetivos inicialmente definidos: promover a dinamização do tecido empresarial da diáspora portuguesa e do seu duplo potencial, enquanto origem de fluxos de investimento e destino de iniciativas de diversificação do mercado por parte dos empresários portugueses.
Mas uma pergunta continua em aberto: na realidade quem são e quanto valem os investidores da diáspora principalmente numa lógica de dinâmica de internacionalização da economia portuguesa? O que está a ser feito nesse sentido? Como aproveitar todo este potencial?
Sobre o quem são ninguém sabe na realidade. Por isso mesmo mérito a um trabalho que está a ser desenvolvido por Catarina Tavares, através da Faculdade de Economia da Universidade do Porto, e que demos eco na nossa edição de abril deste ano. Três questões chave são o foco deste estudo que tem por objetivo desenvolver competências e conhecimentos necessários para dotar as empresas de talento capaz de apoiar e desenvolver os seus processos de internacionalização: Quem são os investidores da Diáspora? O que os motiva? De que forma Portugal os tem apoiado na sua dinâmica?
Mas como estas há muitas mais questões em aberto que nos obrigam a um esforço para sistematizar e potenciar todo este conhecimento. Qual é na realidade o verdadeiro potencial do investidor da diáspora e como tem Portugal sabido capitalizar esse potencial? No sentido de podermos também dar um contributo no tema, a PORT.COM vai publicar na sua próxima edição de agosto um dossier especial que procurará dar resposta a estas e muitas outras perguntas em aberto.
SUBSCREVER NEWSLETTER
Subscreva a nossa newsletter e tenha as notícias no seu e-mail de segunda a sexta