A seleção portuguesa de ciclismo de pista apresenta-se com quatro atletas nos Campeonatos do Mundo, que arrancam esta quarta-feira (dia 26) em Berlim, Alemanha.
Nesta última prova pontuável para o “ranking”, que decide o apuramento olímpico, Portugal faz-se representar por Maria Martins, nas senhoras, e Ivo Oliveira, Iuri Leitão e João Matias, nos homens.
Com uma vaga para os Jogos Olímpicos Tóquio2020 já matematicamente assegurada nas senhoras, no ominum, a luta no setor masculino promete ser mais dura.
Em declarações à Lusa, o selecionador nacional Gabriel Mendes explicou que a missão no setor masculino depende de «trabalhar para registar o maior número de pontos» e esperar conseguir a distância necessária «para os concorrentes diretos».
«O objetivo é claro, fazer o que controlamos. Levamos três atletas que têm dado boa resposta em situações exigentes, são bastante trabalhadores e esforçados. Vamos deixar tudo em pista até à última volta para atingir os objetivos», afirmou o técnico.
Dos quatro atletas, a primeira a entrar em ação é Maria Martins, na disciplina de scratch, antes de enfrentar a “prioridade” do omnium na sexta-feira e de encerrar a participação já no domingo, na corrida por pontos.
A seleção masculina só entra em ação no fim de semana, com o omnium no sábado, ao longo do dia, e a corrida do madison no domingo, último dia dos Mundiais.
O grande ausente destes Mundiais é Rui Oliveira, que fraturou a clavícula no início do ano, tendo sido substituído por Iuri Leitão.
SUBSCREVER NEWSLETTER
Subscreva a nossa newsletter e tenha as notícias no seu e-mail de segunda a sexta