Dia 29 começam a vigorar as restrições da colocação de Portugal na “lista vermelha” pela Alemanha. Os passageiros provenientes de Portugal terão de ficar 14 dias isolados, quando chegarem à Alemanha.
As autoridades sanitárias da Alemanha colocaram ontem Portugal na ‘lista vermelha’, uma decisão que vigorará a partir de terça-feira e que obrigará todos os viajantes provenientes do território português a uma quarentena de 14 dias.
“Portugal é classificado como uma área de variantes [do SARS-CoV-2] de preocupação inicialmente durante duas semanas”, dá conta a decisão do Instituto Robert Koch, a agência federal de saúde da Alemanha, acrescentando “que uma extensão” deste período “é possível”.
A decisão entrará em vigor às 00h00 de terça-feira (29 de junho).
Na terça-feira, a chanceler alemã, Angela Merkel, criticou a falta de regras comuns na União Europeia (UE) relativamente às viagens e utilizou como exemplo o aumento de infeções em Portugal, uma situação que “podia ter sido evitada”.
“O que lamento é que ainda não tenhamos sido capazes de alcançar um comportamento uniforme entre os Estados-membros em termos de restrições de viagem, isto é um retrocesso (…). Temos agora uma situação em Portugal, que talvez pudesse ter sido evitada”, explicitou durante uma conferência de imprensa em Berlim.
SUBSCREVER NEWSLETTER
Subscreva a nossa newsletter e tenha as notícias no seu e-mail de segunda a sexta