A Volta a Portugal em Bicicleta está novamente nas estradas no país. A 78.ª edição teve início ontem e decorre até 7 de agosto, com o atrativo adicional do regresso das duas equipas com mais triunfos na prova, o FC Porto e o Sporting, após vários anos de ausência.
A última vez que o FC Porto havia integrado um pelotão foi em 1984. No total, foram 12 as vezes que atletas do clube chegaram ao final da prova vestidos com a camisola amarela. Para aumentar esse número, os portistas contam com o vencedor das duas últimas edições da Volta, o galego Gustavo Veloso, de 36 anos.
O Sporting não rolava ao mais alto nível nas estradas nacionais desde 1987, somando nove triunfos individuais na Volta, dois dos quais por Joaquim Agostinho, ainda hoje considerado o melhor ciclista português de sempre. O atual chefe de fila é Rinaldo Nocentini, italiano de 38 anos que, no mês passado, logrou a primeira conquista sportinguista desde o regresso à modalidade, curiosamente no Troféu Joaquim Agostinho.
A Rádio Popular-Boavista, Louletano-Hospital de Loulé, LA-Antarte e a Efapel são outras das equipas mais fortes do pelotão nacional, também presentes na Volta. Para além da desejada camisola amarela, todas elas ambicionam o título coletivo, cientes que estão de volta os dois emblemas que o conquistaram por mais vezes.
Os principais campeões
Nove das últimas dez edições da Volta foram ganhas por espanhóis, com destaque para David Blanco. Com cinco camisolas amarelas no currículo, é o ciclista com mais títulos na história na prova. A nível coletivo, o FC Porto e o Sporting procuram desempatar o topo da liderança.
Títulos individuais:
David Blanco – 5
Marco Chagas – 4
Alves Barbosa – 3
Joaquim Agostinho – 3
Títulos coletivos:
Sporting – 12
FC Porto – 12
Benfica – 9
SUBSCREVER NEWSLETTER
Subscreva a nossa newsletter e tenha as notícias no seu e-mail de segunda a sexta